Max Payne é um jogo de tiro em terceira pessoa de 2001 desenvolvido pela Remedy Entertainment. Foi originalmente lançado para Windows pela Gathering of Developers em julho de 2001, e posteriormente portado pela Rockstar Games para o PlayStation 2 e Xbox em dezembro de 2001, e pela MacSoft e Feral Interactive para o Mac OS X em julho de 2002. Uma versão do jogo para o Game Boy Advance, com uma perspectiva isométrica, mas mantendo a maioria dos elementos de jogabilidade do original, foi lançada pela Rockstar em dezembro de 2003, e uma versão aprimorada para dispositivos móveis foi publicada em 2012 para coincidir com o lançamento do Max Payne 3 da Rockstar. Uma versão do jogo para Dreamcast também foi planejada, mas foi cancelada devido à descontinuação do console em 2001. Max Payne também foi disponibilizado no Xbox 360 como parte do programa Xbox Originals em 2009, no PlayStation 3 como um PS2 Classic em 2012, no PlayStation 4 em 2016, e no Xbox One e Xbox Series X/S em 2021, devido aos respectivos recursos de retrocompatibilidade e emulação dos consoles.
O jogo é centrado no ex-detetive da polícia de Nova York Max Payne, que tenta solucionar o assassinato de sua família enquanto investiga uma nova e misteriosa droga chamada "Valkyr". Ao fazer isso, Max se envolve em uma grande e complexa conspiração que envolve uma grande empresa farmacêutica, o crime organizado, uma sociedade secreta e o exército dos EUA. O jogo apresenta um estilo neo-noir sombrio e usa painéis de graphic novel com narração como principal meio de contar histórias, inspirando-se em romances policiais de autores como Mickey Spillane. Ele contém muitas alusões à mitologia nórdica, especialmente o mito de Ragnarök e vários nomes. A jogabilidade é fortemente influenciada pelo gênero de cinema de ação de Hong Kong, especialmente o trabalho do diretor John Woo, e foi um dos primeiros jogos a apresentar o efeito bullet-time popularizado por The Matrix.
Resumo: Max Payne é um game de terceira pessoa, que gira em torno do detetive Max Payne, da NYPD, que quer vingança pelo assassinato de sua família, o jogo apresenta um estilo noir inspirado em romances detetive hard-boiled, sua jogabilidade é fortemente influenciada pelo gênero do cinema de ação de Hong Kong, também apresenta o efeito bullet time que foi popularizado por The Matrix.
Em Max Payne, os níveis do jogo geralmente vão direto ao ponto, as vezes traz elementos de plataformas e quebra-cabeças, mas a maior parte do tempo envolve lutas com armas baseadas em bullet time que deixa tudo em câmera lenta sendo possível ver as balas a olho nu, facilitando a realização de movimentos especiais para escapar dos tiros.
Enredo: Em dezembro de 2001, Nova Iorque perpetua o fim da cauda da pior nevasca na história da cidade, sirenes da polícia soam no sentido da Praça Aesir. Max Payne, um agente do DEA renegado e ex-detetive da NYPD, está de pé no topo de um arranha-céus com um rifle de precisão em suas mãos sorrindo, enquanto unidades da polícia chegam ao local e prendem-no. Ele, então, experiencia flashbacks de há três anos e os últimos dois dias que ele vivenciou. Três anos antes, a 22 de agosto de 1998, Max estava trabalhando como um detetive regular da NYPD em Hell's Kitchen. Seu amigo de longa data e agente do DEA Alex Balder, convida-o a transferir-se para o DEA, mas Max recusa a oferta, querendo se concentrar em sua vida em tempo integral com sua esposa Michelle, que trabalha a tempo parcial no escritório do advogado de distrito, e sua filha recém-nascida Rose. Max diz a Alex que vai parar de fumar por causa de sua filha. Quando Max retorna a sua casa em Nova Jersey, ele encontra três viciados que conseguiram entrar, todos viciados em uma nova droga sintética chamada de Valquíria. Max recebe um telefonema de uma mulher misteriosa que parece satisfeita com o problema e se recusa a pedir ajuda. Max corre para o andar de cima para ajudar sua família e consegue matar os viciados, mas já é tarde demais e encontra sua esposa e filha mortas. Depois do funeral de sua família, Max aceita a oferta e se transfere para o DEA a pedido de Alex, para impedir a disseminação da droga.
Atualmente, três anos depois, com pouca ou nenhuma pista sobre a produção ou a distribuição da droga, a equipe finalmente recebe uma ligação que Jack Lupino é o traficante da droga, um subchefe da máfia da família criminosa Punchinello. Max atua como agente infiltrado na Punchinello, sob o implacável Don Angelo Punchinello. Alex e o agente administrativo do DEA B.B. são os únicos contatos que estão cientes da posição secreta de Max. Durante um telefonema, B.B. informa Payne que algo urgente aconteceu com Lupino e pede a ele para se encontrar com Alex na estação de metrô Roscoe Street Station. Max chega à estação apenas para descobrir que mafiosos trabalham para Lupino. Eles estão tentando assaltar um banco através da rutura de uma antiga estação adjacente fechada e abandonada desde os anos 40. Com os mafiosos mortos, Max encontra entre os objetos de valor no cofre, títulos corporativos para a Corporação Aesir, uma corporação-conglomerado misteriosa e a mais rica empresa de Nova Iorque. A polícia chega ao local com o subchefe Jim Bravura e faz um telefonema para os criminosos dizendo para cessarem e se renderem. Max foge com esperança, antes que possa ser colocado na cena do assalto ao banco. Voltando à estação, ele encontra Alex, que começa a revelar informações sobre Lupino. Antes de Alex poder informar Max de qualquer coisa, é morto por um assassino desconhecido.
Personagens:
● Max Payne: Max Payne (dublado por James McCaffrey) é um agente fugitivo da DEA e ex-detetive da NYPD cuja esposa Michelle e filha recém-nascida foram mortas em conexão com o caso de drogas Valkyr. Max então se disfarça na máfia e acaba se tornando um vigilante de um exército de um homem só, travando uma guerra pessoal contra o crime. Max acaba matando centenas de gângsteres e executores de conspirações enquanto foge da polícia, determinado a interromper sua vingança contra todos os responsáveis pela morte de sua família. Ele usa metáforas e jogos de palavras para descrever o mundo ao seu redor em seus monólogos internos, que muitas vezes contradizem suas respostas externas aos personagens com quem ele fala. O jogo apresenta a história recontada por Max a partir de seu ponto de vista.
● Mona Sax: Mona Sax (voz de Julia Murney): Irmã gêmea de Lisa Punchinello e assassina contratada, Mona é a femme fatale do jogo. Ela tem um ressentimento contra o marido abusivo de sua irmã Lisa, o chefe da máfia Angelo Punchinello, que ela deseja matar. Depois que Punchinello é morto, ela fica do lado de Nicole Horne, que a contrata para matar Max. Não conseguindo fazer isso, ela é baleada na cabeça por um dos capangas de Horne e desmaia dentro de um elevador, embora fique implícito que ela sobreviveu, pois seu corpo desapareceu quando as portas do elevador se abriram.
Jogabilidade: Max Payne é um jogo de tiro em terceira pessoa no qual o jogador assume o papel do personagem-título, Max Payne. Quase toda a jogabilidade envolve a utilização do "bullet time" para balear inimigo após inimigo. Os níveis são geralmente lineares e simples, com quase nenhuma caça às chaves; no entanto, alguns níveis incorporam elementos de plataforma e quebra-cabeças. No entanto, a ênfase principal do jogo está no tiroteio.
Depois de uma batalha, cartuchos de bala se espalham pelo chão e as paredes ficam cheias de buracos de balas. Em um hotel decadente, você pode ligar uma cama vibratória, puxar o autoclismo ou ligar a televisão para checar o noticiário mais recente. O jogo mantém você na borda, enquanto você atenta para bandidos à espreita ou portas armadilhadas.
Bullet Time: A jogabilidade de Max Payne gira em torno do "Bullet Time", que quando acionado, a passagem do tempo é retardada a tal ponto que os movimentos das balas podem ser vistos a olho nu - uma forma de câmera lenta - e permite a Max executar movimentos especiais. Embora Payne também seja desacelerado, o jogador ainda pode mirar em tempo real, tirando uma grande vantagem dos inimigos.
Ocasionalmente, quando o último personagem de um grupo de inimigos é morto, o ponto de vista muda para uma visão de terceira pessoa giratória em câmera lenta do corpo do inimigo caindo; do mesmo modo, a câmera segue uma bala disparada com precisão pelo jogador (mais comum com o rifle de precisão).
Versão do Game Boy Advance: Lançada em 16 de dezembro de 2003, a versão do jogo para GBA foi desenvolvida em 2003 pela Möbius Entertainment (mais tarde Rockstar Leeds). Como foi desenvolvida em uma plataforma muito menos potente, essa versão difere significativamente das versões para PC e de suas versões para Xbox e PlayStation 2: em vez de um jogo de tiro em 3D, o jogo é baseado em gráficos de sprite e é mostrado de uma perspectiva isométrica. No entanto, os outros recursos de jogabilidade permaneceram muito semelhantes ao original, incluindo o uso de gráficos poligonais para os personagens. A história também permaneceu a mesma das versões para PC e console, embora alguns níveis do original tenham sido omitidos, e o jogo ainda apresenta muitas das seções de graphic novel do original, com algumas das narrações. A música foi composta por Tom Kingsley.
Max Payne Móvel: Em 6 de abril de 2012, Max Payne foi anunciado para Android e iOS, intitulado Max Payne Mobile, um port da versão para PC do Max Payne original. O jogo foi lançado para iOS em 13 de abril de 2012, enquanto a versão para Android foi adiada para 14 de junho de 2012. Não foram feitas grandes alterações no jogo além da revisão do HD. Uma nova versão 1.3 foi lançada em 18 de março de 2013, corrigindo um bug que impedia os usuários de acessar seus salvamentos na nuvem.
Curiosidades:
Legado: Uma sequência, Max Payne 2: The Fall of Max Payne, foi lançado em 2003. O terceiro jogo, Max Payne 3, foi desenvolvido pela Rockstar Games e lançado em 2012. Max Payne, um filme vagamente baseado no videogame, foi lançado em 2008, estrelado por Mark Wahlberg como Max Payne e Mila Kunis como Mona Sax. Em abril de 2022, a Remedy anunciou que está refazendo Max Payne e Max Payne 2 com financiamento da Rockstar, usando o Northlight Engine da Remedy, para ser lançado como uma compilação para PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S.
Informações:
Data de lançamento inicial: 23 de julho de 2001
Desenvolvedores: Remedy Entertainment, Rockstar Vienna, Rockstar Leeds, Rockstar Toronto
Gêneros: Tiro em terceira pessoa, Jogo eletrônico de ação e aventura
Estúdios: Rockstar Games, Gathering of Developers, Take-Two Interactive, MacSoft Games
Modo: Jogo eletrônico para um jogador
Série: Max Payne
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 849 MB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 1.61 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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