Metal Gear Solid V: Ground Zeroes é um videogame de ação e aventura stealth de 2014 desenvolvido pela Kojima Productions e publicado pela Konami. É o oitavo jogo da série Metal Gear, dirigido, escrito e projetado por Hideo Kojima, e serve como um prólogo para Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, lançado no ano seguinte. Ambientado em 1975, alguns meses após os eventos de Metal Gear Solid: Peace Walker, a história segue Snake enquanto ele se infiltra em uma instalação secreta americana em Cuba chamada Camp Omega, tentando resgatar a agente Cipher Paz Ortega Andrade e o ex-soldado infantil sandinista Ricardo “Chico” Valenciano Libre.
O Ground Zeroes oferece aos jogadores novos métodos de esgueirar-se e atravessar em comparação com seus antecessores, bem como a opção de escolher a ordem em que os eventos da história ocorrem, selecionando as missões na ordem que desejarem. O jogo foi originalmente desenvolvido como uma missão para The Phantom Pain, mas o tempo de desenvolvimento prolongado fez com que Kojima separasse a parte específica do jogo em um produto autônomo para que os jogadores pudessem ter acesso antecipado ao Metal Gear Solid V.
Ground Zeroes foi lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One em março de 2014, e para Windows em dezembro de 2014. O jogo foi alvo de alguma controvérsia devido à abordagem de temas de violência sexual. Metal Gear Solid V: The Definitive Experience, um pacote que inclui Ground Zeroes e The Phantom Pain, além de todo o conteúdo adicional de ambos os jogos, foi lançado em outubro de 2016.
Resumo: Metal Gear Solid V: Ground Zeroes é um novo título de uma das melhores franquias de ação tática do mundo. O jogo é considerado uma introdução ao Phantom Pain, a segunda parte dessa história envolvente. Tudo se passa muitos anos após os acontecimentos de Metal Gear Solid 3: Snake Eater e mais uma vez você irá jogar na pele de Solid Snake ou, como será chamado mais tarde, Big Boss.
Pela primeira vez um jogo da franquia Metal Gear oferece um mapa em mundo aberto, tendo assim uma espionagem tática muito mais acirrada, desafiadora e envolvente, já que o jogador não é preso em uma determinada sala com limites, fadado a concluir a missão por aquele caminho ou outras opções que o jogo proporciona.
Sinopse: Ambientado em março de 1975, alguns meses após os eventos de Peace Walker, os jogadores controlam o protagonista Snake, também conhecido como Big Boss (Kiefer Sutherland/Akio Ōtsuka), que retorna ao jogo, enquanto trabalha com a Militaires Sans Frontières (MSF) para se infiltrar em uma área secreta americana em solo cubano chamada Camp Omega. Outrora um campo de refugiados para pessoas que fugiam de Cuba e do Haiti, o Camp Omega abriga uma antiga prisão que está sendo usada para entregas extraordinárias, já que não tem reconhecimento legal de acordo com a Constituição dos Estados Unidos.
Os principais objetivos de Snake são a extração de Paz Ortega Andrade (Tara Strong/Nana Mizuki), que tem informações sobre o paradeiro da pessoa ou das pessoas conhecidas como Cipher; e Ricardo “Chico” Valenciano Libre (Antony Del Rio/Kikuko Inoue), um sandinista e ex-soldado infantil que foi capturado por Skull Face (James Horan/Takaya Hashi), o comandante da força paramilitar XOF, que assumiu o controle do Camp Omega. A missão de Snake conta com o apoio de Kazuhira “Kaz” Miller (Robin Atkin Downes/Tomokazu Sugita) e do Dr. “Huey” Emmerich (Christopher Randolph/Hideyuki Tanaka) da Base Mãe de MSF.
Trama: Após o incidente com o Peace Walker, Paz Ortega Andrade está desaparecida e supostamente morta. Sob a direção de Kazuhira Miller e Huey Emmerich, os Militaires Sans Frontières (MSF) se preparam para uma próxima inspeção da ONU em meio a suspeitas de que possuem uma arma nuclear; os MSF suspeitam que isso seja uma tentativa da Cipher de sufocá-los. Seus preparativos são interrompidos quando agentes de MSF em Cuba investigam relatos de que Paz sobreviveu e foi detido no Campo Ômega. Para complicar a situação, a tentativa de Ricardo “Chico” Valenciano Libre de resgatá-la resultou em sua captura. Acreditando que ambos podem comprometer o MSF, Snake é enviado para se infiltrar no Campo Ômega para resgatá-los, caso estejam vivos, e confirmar o que eles revelaram aos seus captores. Snake acredita que o resgate de Paz convencerá Cipher a se retirar e que ela estará disposta a discutir as atividades de Cipher com MSF.
Side Ops: O Ground Zeroes contém quatro missões adicionais, conhecidas como Side Ops, que ocorrem nas semanas anteriores aos eventos da história principal. No universo do jogo, elas são chamadas de “recriações pseudo-históricas”.
Na primeira missão, Snake é enviado a uma prisão naval dos EUA em Cuba para eliminar ou extrair uma equipe de atiradores do Corpo de Fuzileiros Navais que se esconde na instalação para evitar a extradição para o Laos, onde são acusados de crimes de guerra. Suspeitando do propósito da instalação, a MSF coloca um espião no acampamento - revelado como o criador da série, Hideo Kojima, que repete uma participação semelhante em Peace Walker - que solicita uma evacuação de emergência. Snake fornece apoio aéreo por tempo suficiente para que ele escape. Sem poder colocar outro agente próprio, a MSF envia Snake para fazer contato com um informante disfarçado que se faz passar por um guarda. Ele descobre que o informante preparou uma armadilha para ele, mas consegue obter uma gravação feita pelo guarda. Com a evidência de que a base é um local clandestino ilegal, Snake retorna antes de um ataque aéreo para sabotar as defesas antiaéreas da instalação. Embora seja bem-sucedido, o ataque prometido é substituído por um ataque aéreo, o que o deixa preso na base com a chegada de caças. Depois de escapar do Camp Omega segundos antes de o ataque aéreo reduzi-lo a escombros, ele e Kaz Miller especulam que todo o caso - desde a conversão do acampamento em um local clandestino até o ataque abortado - foi uma série de conspirações orquestradas por Cipher, primeiro para estabelecer um complexo fora de qualquer jurisdição legal e depois para interromper as operações da Militaires Sans Frontières.
Jogabilidade: Os jogadores controlam Snake pelo mapa do jogo e tentam concluir as missões enquanto evitam ser detectados pelo inimigo. O sistema de detecção de ameaças foi reformulado, com a remoção de um medidor ou indicador na tela para indicar ao jogador que ele está no estado de “alerta/evasão/cautela”, como nos jogos anteriores, que foram substituídos por sinais visuais e sonoros mais sutis. Os binóculos de Snake foram reformulados; em vez de selecionar os binóculos como um item, eles são acionados por teclas de atalho em um botão. O jogador pode marcar inimigos e monitorar suas localizações na tela holográfica do iDroid de Snake. Há dicas direcionais para ajudar os jogadores quando um inimigo vê Snake à distância e se aproxima dele. Um novo “Reflex Mode” (Modo Reflexo) é acionado quando um inimigo encontra Snake; o jogador tem apenas um curto período de tempo para eliminar o inimigo antes que ele soe o alarme. Luzes podem ser disparadas para ajudar ainda mais os esforços furtivos do jogador.
Bónus de pré-venda: A Konami anunciou que ao fazer a pré-venda de Ground Zeroes, o jogador receberá conteúdo exclusivo incluindo a Mother Base Staff, para usar com a Mother-Base de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, dando uma vantagem significativa sobre outros jogadores. As pré-vendas para PlayStation 3 feitas na PlayStation Network européia, incluem a versão digital de Metal Gear Solid: Peace Walker HD Edition como bónus.
Edições especiais: No Japão, além das versões padrão também estarão disponíveis as edições “Premium Package” e a “Konami Style”. A “Premium Package” inclui uma figura de Snake da Revoltech e um livro dedicado a Metal Gear Solid: Peace Walker. A edição “Konami Style” está disponível apenas para compras no site oficial da Konami e que inclui para além de uma cópia do jogo uma figura de Snake metalizada (com aparência de molhada, como na primeira missão) desenvolvida pela Square-Enix na série Play-Arts Kai.
Também exclusivo para o Japão e para compras feitas na página oficial da Konami existe uma edição que inclui para além da cópia do jogo um casaco especial da Puma com o logótipo dos Diamond Dogs, um grupo de mercenários liderado por Big Boss.
Conteúdo adicional: Um pequeno vídeo de Ground Zeroes foi mostrado durante o evento de lançamento do console PlayStation 4 em 14 de Novembro de 2013. Foi confirmado conteúdo exclusivo para as plataformas PlayStation em forma de uma missão com o nome "Deja-Vu". A missão permite aos jogadores controlar o "Solid Snake", uma recriação pixelizada do modelo de Solid Snake do Metal Gear Solid original (1998). Um vídeo mais longo revelou Psycho Mantis, um dos vilões do mesmo jogo, bem como outros elementos numa versão de Shadow Moses com direito a neve no Camp Omega. Foi mostrado um outro vídeo a 9 de Dezembro de 2013. Além de confirmar a data de lançamento, mostrava o conteúdo exclusivo para as plataformas Xbox. O conteúdo sobre a forma de uma missão de nome "Jamais-Vu", permite aos jogadores controlarem a versão Metal Gear Rising: Revengeance de Raiden. Sua missão é eliminar os "body Snatchers" no Camp Omega.
Informações:
Data de lançamento inicial: 18 de março de 2014
Projetistas: Hideo Kojima, Yoji Shinkawa
Modo: Jogo eletrônico para um jogador
Gêneros: Jogo eletrônico de furtividade, Jogo eletrônico de aventura, Adventure
Desenvolvedores: Kojima Productions, Konami
Estúdios: Konami, Konami Digital Entertainment
Plataforma: Xbox 360
Formato: .ISO
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 6.64 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 7.29 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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