Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty é um videogame de ação e aventura furtiva de 2001, desenvolvido pela Konami Computer Entertainment Japan e publicado pela Konami para o PlayStation 2. Lançado originalmente em 13 de novembro de 2001, é o quarto jogo Metal Gear produzido por Hideo Kojima, o sétimo jogo da série e é uma sequência de Metal Gear Solid (1998). Uma edição expandida, intitulada Metal Gear Solid 2: Substance, foi lançada no ano seguinte para Xbox e Windows, além do PlayStation 2. Uma versão remasterizada do jogo, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty - HD Edition, foi posteriormente incluída na Metal Gear Solid HD Collection para PlayStation 3, Xbox 360 e PlayStation Vita. A HD Edition do jogo foi incluída na compilação Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S, que foi lançada em 24 de outubro de 2023.
A história gira em torno da Big Shell, uma enorme instalação de limpeza offshore apreendida por um grupo de terroristas que se autodenominam Sons of Liberty. Eles exigem um enorme resgate em troca da vida do Presidente dos Estados Unidos e ameaçam destruir a instalação e criar um desastre ambiental cataclísmico se suas exigências não forem atendidas. Os motivos e as identidades de muitos dos antagonistas e aliados mudam ao longo do jogo, à medida que os protagonistas descobrem uma conspiração que abala o mundo, construída por uma poderosa organização conhecida como Patriots.
Resumo: Metal Gear Solid 2: Substance é uma das várias versões especiais da série Metal Gear que sempre acompanham os principais lançamentos da franquia. Neste caso, Substance é uma versão especial para o jogo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Com novos personagens jogáveis, novas missões de RV e algumas reviravoltas. Mais de 350 missões de RV novas e moderadamente interessantes preenchem algumas das lacunas na história do jogo original. Há também cinco “Snake Stories” separadas que funcionam como novas missões. Elas ocorrem fora da história principal, o que faz com que pareçam menos uma expansão dos eventos de Sons of Liberty e mais uma brincadeira desconectada criada para preencher o jogo original.
O “Substance” é nada mais nada menos que uma coleção de adições desconectadas ao jogo principal Sons of Liberty, que permanece inalterado desde seu lançamento original: você joga como Solid Snake em missões furtivas de espionagem/assalto, infiltrando-se nos covis dos vilões para derrubar criações bípedes movidas a energia nuclear chamadas Metal Gears. Snake tem todos os tipos de truques nas mangas: armas de alta tecnologia, a capacidade de se esgueirar sem ser detectado - ele pode até mesmo se virar na lateral de um corrimão para se esconder (um “medidor de aderência” faz uma contagem regressiva, aumentando a tensão e fazendo você rezar para que o inimigo se afaste). Tanto uma vantagem quanto uma desvantagem do jogo é a dependência de cenas cinematográficas para promover o enredo complicado. Elas são bem renderizadas e feitas com profissionalismo, mas, aparentemente, você passará mais tempo assistindo ao jogo do que jogando.
Sinopse: Sons of Liberty se passa em uma história alternativa de eventos, na qual a Guerra Fria terminou no final da década de 1990. A história do jogo se concentra em duas narrativas que ocorrem ao redor e perto da cidade de Nova York - a primeira em 2007, dois anos após os eventos de Metal Gear Solid; e a segunda em 2009. O enredo do jogo é o quarto capítulo de um enredo abrangente sobre o personagem Solid Snake.
Personagens: O protagonista principal de Metal Gear Solid 2 é um jovem agente novato chamado Raiden. Ele conta com o apoio de seu comandante, o Coronel, e de Rosemary, sua namorada. Entre os aliados formados na missão estão o Tenente Junior Grade Iroquois Pliskin, um Navy SEAL de origem misteriosa que fornece seu conhecimento sobre a instalação; Peter Stillman, um especialista em eliminação de bombas da polícia de Nova York; Otacon, um especialista em segurança de computadores e amigo de Solid Snake; e um ninja ciborgue que imita a persona de Gray Fox, primeiro chamando-se Deepthroat e depois mudando seu nome para Mr.
Os antagonistas são os Sons of Liberty (Filhos da Liberdade), um grupo de terroristas que assumem o controle da instalação de limpeza ambiental Big Shell, incluindo a unidade de treinamento antiterrorista Dead Cell, que se tornou desonesta, e uma força mercenária russa que patrulha a instalação. Os membros da equipe Dead Cell são Vamp, um homem aparentemente imortal que exibe atributos semelhantes aos de um vampiro; Fatman, um homem corpulento com conhecimento excepcional de bombas; e Fortune, uma mulher cuja capacidade psíquica incontrolável impede que qualquer dano corporal lhe aconteça. O líder dos Sons of Liberty alega ser Solid Snake, anteriormente declarado morto após um ataque terrorista, posteriormente revelado como Solidus Snake, um terceiro clone do projeto “Les Enfants Terribles”. Auxiliando os Sons of Liberty estão Olga Gurlukovich, comandante dos mercenários russos, e Revolver Ocelot, um nacionalista russo sem direitos e ex-agente da FOXHOUND, antigo nêmesis de Solid Snake e capanga de Solidus Snake.
Outros personagens incluem Emma Emmerich, meia-irmã de Otacon e uma gênia em computadores; Sergei Gurlukovich, ex-comandante de Ocelot e pai de Olga; o presidente James Johnson, mantido como refém pelos Sons of Liberty; e o agente da DIA Richard Ames. Liquid Snake retorna, aparentemente possuindo o corpo de Ocelot por meio de uma mão transplantada. O jogo também conta com participações especiais de Mei Ling, a especialista em comunicações que ajudou Snake no primeiro jogo, 36 e Johnny Sasaki, o soldado sem sorte com problemas digestivos crônicos.
Trama: Em 2007, Solid Snake se infiltra em um caminhão-tanque que transporta um novo modelo de Metal Gear, o RAY. O navio-tanque é atacado por mercenários russos, liderados pelo Coronel Gurlukovich, sua filha Olga e Ocelot. Ocelot trai seus aliados e afunda o navio. Ao ver Snake, Ocelot é possuído pela vontade de Liquid Snake e foge com RAY.
Dois anos depois, uma instalação de limpeza ambiental chamada Big Shell foi erguida para limpar o derramamento de óleo. Durante uma visita do presidente dos EUA, James Johnson, os Sons of Liberty invadem a instalação, tomam Johnson como refém e ameaçam destruí-la. Raiden, da FOXHOUND, recebe ordens do Coronel para resgatar os reféns e desarmar os terroristas. Os membros sobreviventes de uma equipe do Navy SEAL, Iroquois Pliskin e Peter Stillman, ajudam Raiden a desativar os explosivos colocados por Fatman. Uma bomba programada explode, matando Stillman. Raiden mata Fatman e encontra um misterioso ninja ciborgue. Raiden e Pliskin organizam o transporte de reféns por helicóptero, mas são confrontados pelo líder da Dead Cell, identificado como Solid Snake, pilotando um Harrier. Raiden abate o Harrier, mas “Solid Snake” foge com o Metal Gear RAY roubado. Pliskin revela que é o verdadeiro Solid Snake (uma referência ao Snake Plissken de Escape From New York) e, junto com Otacon, ajuda a localizar Johnson.
Jogabilidade: Metal Gear Solid 2 leva o subtítulo de “Ação de espionagem tática”, e a maior parte do jogo envolve o protagonista se esgueirando para evitar ser visto pelos inimigos. O mais importante é a gama mais ampla de habilidades oferecidas ao jogador. O modo de mira em primeira pessoa permite que os jogadores mirem em pontos específicos do jogo, expandindo bastante as opções táticas; os guardas podem ser cegados pelo vapor, distraídos por um pedaço de fruta voando ou atingidos em pontos fracos. Os jogadores podem andar lentamente, o que lhes permite esgueirar-se por pisos barulhentos sem fazer barulho, ou pendurar-se nas passarelas para passar por baixo dos pés dos guardas. O movimento de pressionar a esquina do Metal Gear Solid, que permitia aos jogadores dar uma espiada na próxima curva, foi expandido para permitir que os jogadores atirassem a partir da cobertura. Outras habilidades incluem pular e se pendurar em grades, abrir e se esconder em armários de armazenamento e se esgueirar por trás dos inimigos para pegá-los com uma arma e obter itens e munição. Os jogadores podem atirar no rádio do inimigo, para que ele não possa se comunicar com os outros membros da equipe. O ambiente também tem um impacto mais significativo na jogabilidade furtiva, levando em conta fatores como clima, cheiro, atmosfera e temperatura.
Música: A escolha do compositor de Kojima para o Metal Gear Solid 2 foi altamente divulgada no período que antecedeu o lançamento do jogo. A intenção original era ter o compositor de cinema Hans Zimmer, mas sua taxa era excepcionalmente alta. Kojima optou por Harry Gregson-Williams, outro compositor do estúdio de Zimmer, depois de assistir a The Replacement Killers com o diretor de som Kazuki Muraoka. Um CD de mixagem contendo 18 faixas do trabalho de Gregson-Williams foi enviado para seu escritório. Lisonjeado com a pesquisa realizada para criar o CD (já que algumas das faixas eram inéditas e que as faixas em que ele havia trabalhado para alguns filmes não estavam documentadas), ele se juntou ao projeto logo depois.
Substance: Metal Gear Solid 2: Substance, a edição expandida do jogo, foi lançada para o Xbox original e Windows, além do PlayStation 2. A versão para Xbox foi lançada inicialmente na América do Norte como um exclusivo programado para o console em 5 de novembro de 2002. A versão para PlayStation 2 foi lançada no Japão em 19 de dezembro do mesmo ano. Substance foi finalmente lançado para PlayStation 2 e Windows na América do Norte e para as três plataformas na Europa em março de 2003. As versões para console foram desenvolvidas internamente pela KCE Japan, enquanto a versão para Windows foi terceirizada para a Success.
Mídia relacionada:
Legado: Em uma pesquisa de opinião realizada em 2006 pela revista japonesa Famitsu sobre os 100 melhores jogos de todos os tempos, Metal Gear Solid 2 ficou em 42º lugar na pesquisa. Na 200ª edição da revista Game Informer, em 2009, sua lista dos 200 melhores jogos de todos os tempos classificou o jogo em 50º lugar na lista. Metal Gear Solid 2 ficou em 7º lugar na lista de 2008 da Game Informer sobre as dez melhores aberturas de videogame. Em 2010, a GamesRadar incluiu o jogo em sua lista dos sete melhores jogos “com mega reviravoltas no enredo que você nunca imaginou”. O jogo foi incluído no livro de 2011 de Tony Mott e Peter Molyneux, 1001 Video Games You Must Play Before You Die. Ele também foi listado como um dos melhores jogos de todos os tempos pela Electronic Gaming Monthly, Empire, GameFAQs, GameRankings, IGN, Metacritic, Slant, e Stuff.
Informações:
Data de lançamento inicial: 5 de novembro de 2002
Projetista: Hideo Kojima
Desenvolvedores: Konami Computer Entertainment Japan, Konami, Bluepoint Games
Estúdio: Konami
Série: Metal Gear
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 2.96 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 6.41 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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