Doom 3 é um jogo de videogame de terror de sobrevivência em primeira pessoa de 2004, desenvolvido pela id Software e publicado pela Activision. Doom 3 foi lançado originalmente para Microsoft Windows em 3 de agosto de 2004, adaptado para Linux no final do mesmo ano e portado pela Aspyr Media para Mac OS X em 2005. O desenvolvedor Vicarious Visions portou o jogo para o Xbox, lançando-o mundialmente em 4 de abril de 2005.
Doom 3 se passa em Marte, em 2145, onde um conglomerado militar-industrial montou uma instalação de pesquisa científica em campos como teletransporte, pesquisa biológica e projeto de armas avançadas. Os experimentos de teletransporte abrem um portal para o Inferno, resultando em uma invasão catastrófica da base de Marte por demônios. O jogador controla um fuzileiro espacial que luta pela base para impedir que os demônios ataquem Marte e cheguem à Terra.
Doom 3 é a primeira reinicialização da série Doom, ignorando os eventos dos jogos anteriores. Doom 3 utiliza o mecanismo de jogo id Tech 4, que desde então foi licenciado para outros desenvolvedores e posteriormente lançado sob a GNU General Public License v3.0 ou posterior em novembro de 2011.
O jogo foi seguido por Resurrection of Evil, um pacote de expansão desenvolvido pela Nerve Software, em abril de 2005. Uma série de novelizações de Doom 3, escrita por Matthew J. Costello, estreou em fevereiro de 2008. Uma edição expandida e remasterizada intitulada Doom 3: BFG Edition foi lançada no quarto trimestre de 2012. Ele foi portado para várias plataformas, incluindo algumas que permitem jogabilidade portátil e em realidade virtual.
Resumo: O terceiro jogo da série DOOM, leva os jogadores às profundezas do Inferno, onde a tecnologia e os demônios se encontram. Mas desta vez, o jogo está mais focado em elementos de terror do que os jogos anteriores em série. Doom 3 é definido no ano de 2145, em Marte. Você começa como um soldado marinho anônimo enviado ao Planeta Vermelho, onde uma corporação chamada The Union Aerospace Corporation faz experimentos secretos baseados na tecnologia de antigos alienígenas.
Este terceiro grande lançamento da série Doom é especialmente baseada na experiência de um jogador. Como na maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa, você mira, atira e corre. Inimigos são humanos zumbis da base ou daemons diretamente do Inferno. Doom 3 é muito mais escuro visualmente do que os jogos anteriores, você pode usar uma lanterna em corredores escuros, mas você deve escolher entre várias armas e a lanterna.
Sinopse: Doom 3 se passa no planeta Marte, no ano de 2145. De acordo com a história do jogo, a Union Aerospace Corporation (UAC) cresceu e se tornou a maior entidade corporativa existente, com fundos quase ilimitados, e estabeleceu uma instalação de pesquisa em Marte. Nessa base, a UAC pode realizar pesquisas em várias áreas científicas, incluindo desenvolvimento de armas avançadas, pesquisa biológica, exploração espacial e teletransporte, fora dos limites legais e morais. À medida que o jogador avança no jogo, ele descobre que os funcionários da base estão inquietos devido a um grande número de incidentes envolvendo vozes, avistamentos inexplicáveis e casos crescentes de paranoia e insanidade, muitas vezes levando a acidentes fatais com o maquinário da instalação. Os rumores sobre a natureza dos experimentos na divisão Delta Labs da UAC são especialmente predominantes entre os funcionários da base. Grande parte da história e dos diálogos de Doom 3 foi escrita pelo autor Matthew J. Costello.
Personagens:
Trama: O membro da diretoria da UAC, Elliott Swann, seu guarda-costas Jack Campbell e um fuzileiro naval recentemente transferido chegam a Mars City, o principal acesso à base da UAC em Marte. Enviado para investigar vários incidentes envolvendo o Complexo Delta, Swann tem uma reunião tensa com o diretor da instalação, Dr. Malcolm Betruger, enquanto o fuzileiro naval se reporta ao sargento-mor Thomas Kelly para receber ordens. Kelly ordena que o fuzileiro naval encontre um cientista dos Laboratórios Delta que desapareceu. O fuzileiro naval encontra o cientista em uma instalação de comunicações desativada, onde ele está tentando freneticamente enviar um aviso à UAC na Terra sobre os experimentos de teletransporte de Betruger. No entanto, enquanto ele tenta explicar a situação ao fuzileiro naval, outro teste de teletransporte é realizado, mas perde a contenção, e nesse momento toda a base de Marte é varrida por uma onda de choque. As forças do Inferno invadem o portal do teletransportador e transformam a maioria dos funcionários da base em zumbis.
Jogabilidade/Single-player: Doom 3 é um jogo de ação baseado em uma história, jogado em uma perspectiva de primeira pessoa com cenas ocasionais em uma perspectiva de terceira pessoa. Como nos jogos Doom anteriores, o objetivo principal é passar com sucesso pelos níveis, derrotando uma variedade de personagens inimigos que pretendem matar o personagem do jogador. A abordagem mais centrada na história de Doom 3, no entanto, significa que o jogador frequentemente encontra personagens amigáveis que não são jogadores, que fornecem informações importantes sobre o enredo, objetivos e itens de inventário. O jogo incorpora dez armas para os jogadores usarem para sobreviver, incluindo armas de fogo convencionais, como uma submetralhadora, uma espingarda e granadas, armas de plasma experimentais e as poderosas armas BFG 9000 e motosserra da franquia Doom. Os inimigos vêm em várias formas e com diferentes habilidades e táticas, mas se enquadram em duas grandes categorias: zumbis ou demônios. Os zumbis são humanos possuídos por forças demoníacas, que atacam o personagem do jogador usando as mãos e armas brancas ou uma variedade de armas de fogo, enquanto os demônios são criaturas do Inferno, a maioria das quais ataca usando garras e espinhos ou invocando bolas de fogo à base de plasma. Os cadáveres dos demônios são reduzidos a cinzas após a morte, não deixando nenhum vestígio de seu corpo.
Jogabilidade/Multiplayer: Doom 3 foi lançado com um elemento multijogador para quatro jogadores, com quatro modos de jogo. No entanto, a comunidade do jogo criou uma modificação para aumentar o número de jogadores para oito ou dezesseis. A expansão Resurrection of Evil mais tarde aumentaria oficialmente o limite de jogadores para oito. Os quatro modos de jogo são todos deathmatches. O modo de jogo deathmatch padrão envolve cada jogador se movendo em um nível, coletando armas e matando os outros jogadores, vencendo o jogador que tiver o maior número de mortes quando o tempo acabar. Uma variação desse modo em equipe envolve o mesmo princípio. O terceiro modo de jogo é o “last man standing”, no qual cada jogador tem uma quantidade limitada de respawns, com os jogadores perdendo uma vida quando são mortos. Eventualmente, todos os jogadores, exceto um, serão eliminados do jogo, deixando o sobrevivente como vencedor. O modo de jogo final é o “torneio”, no qual dois jogadores lutam entre si enquanto os outros jogadores assistem como espectadores. O vencedor da batalha permanece na arena, enfrentando cada um dos outros jogadores, um de cada vez, até que o vencedor das rodadas anteriores seja derrotado. O perdedor passa então para os espectadores e o novo vencedor permanece para lutar contra o próximo jogador. A versão para Xbox de Doom 3 também incorpora um modo cooperativo adicional para dois jogadores para o jogo principal de um jogador.
Em 15 de abril de 2010, o serviço Xbox Live foi desativado e, portanto, o modo multijogador on-line do jogo original para Xbox não está mais disponível.
Conteúdo disponível para download: Em 4 de abril de 2005, oito meses após o lançamento de Doom 3, a id Software lançou um pacote de expansão para Doom 3 no Windows. A expansão, intitulada Resurrection of Evil, foi desenvolvida pela Nerve Software, uma empresa que havia feito parceria com a id Software em vários outros projetos, incluindo Return to Castle Wolfenstein e a conversão de Doom para Xbox. Mais uma vez publicada pela Activision, uma versão para Linux foi lançada em 24 de maio de 2005, e uma versão para Xbox foi lançada em 5 de outubro de 2005. A expansão apresentava uma nova campanha de doze níveis para um jogador, ambientada dois anos após o enredo original, bem como três novas armas, uma das quais voltada para a manipulação da física no jogo. Vários novos personagens inimigos também foram introduzidos. A jogabilidade do modo multijogador foi aprimorada, aumentando oficialmente o limite de jogadores para oito e adicionando novos modos de jogo, como o capture the flag. A recepção de Resurrection of Evil não foi tão positiva quanto a de Doom 3, mas ainda assim recebeu críticas geralmente favoráveis dos críticos do setor.
Versão móvel: Em 2009, a Escalation Studios lançou um spin-off de Doom 3 para iOS chamado Doom: Resurrection. É um jogo de tiro ferroviário muito parecido com Time Crisis ou The House of The Dead. Ele foi removido da App Store alguns anos depois.
BFG Edition: Um relançamento de Doom 3 chamado Doom 3: BFG Edition, publicado pela Bethesda Softworks, foi lançado em 15 de outubro de 2012, na Austrália, 16 de outubro de 2012, na América do Norte e 19 de outubro de 2012, na Europa. A BFG Edition apresenta gráficos aprimorados, melhor som com mais efeitos de terror, um sistema de salvamento de pontos de verificação, suporte para telas 3D e HMDs e a capacidade de usar a lanterna enquanto segura uma arma, na forma da chamada “lanterna montada na armadura”. Também estão incluídos o pacote de expansão anterior Resurrection of Evil, uma nova expansão para um jogador chamada The Lost Mission e cópias do Doom original (a edição Ultimate Doom com o quarto episódio adicional, Thy Flesh Consumed) e Doom II (com a expansão No Rest for the Living, anteriormente disponível apenas para o Xbox 360). As versões de Doom e Doom II lançadas com a BFG Edition passaram por censura de sensibilidade cultural. As versões para PC de Doom 3: BFG Edition que não sejam a versão do GOG.com exigem o cliente Steam e uma conta Steam válida para instalação, jogo e conquistas.
Legado: No início de 2008, foi publicada uma nova série de romances de Doom por Matthew J. Costello, um autor que trabalhou na história e nos roteiros de Doom 3 e Resurrection of Evil; os romances anteriores de Doom expandiram o enredo dos dois jogos originais de Doom. A série de livros tem o objetivo de romancear a história de Doom 3, com a primeira parte, Worlds on Fire, publicada em 26 de fevereiro de 2008. O segundo livro da série, Maelstrom, foi lançado em março de 2009.
O mecanismo de jogo para Doom 3, id Tech 4, foi licenciado para uso de outros desenvolvedores, como em Human Head Studios's Prey, Raven Software's Quake 4, Splash Damage's Enemy Territory: Quake Wars, Wolfenstein da Raven Software e Brink da Splash Damage; no entanto, o id Tech 4 não foi amplamente licenciado em comparação com o Unreal Engine da Epic Games. Em 22 de novembro de 2011, o código-fonte do mecanismo foi lançado sob a GNU GPL-3.0-ou-later, mas o conteúdo da arte do jogo ainda permanece sob o EULA. Um lançamento posterior do código-fonte também incluiu as alterações feitas para a BFG Edition, permitindo que o relançamento fosse potencialmente portado para outras plataformas anteriormente sem suporte, como Linux e OS X, e essa porta acabou sendo lançada.
Doom (2016): A id Software acabou lançando outro título da série, dessa vez seguindo as raízes originais da série, com uma narrativa mínima e ação em ritmo acelerado. O desenvolvimento foi anunciado em 2008, então programado para rodar no motor id Tech 5 e inicialmente intitulado Doom 4. Intitulado apenas Doom e equipado com o id Tech 6, o jogo foi lançado em 2016 pela Bethesda Softworks para Microsoft Windows, Xbox One e PlayStation 4 com suporte multiplataforma em seu modo multijogador “Snapmap”. Uma versão para Nintendo Switch foi lançada em 2017. Ele é considerado uma continuação do enredo original de Doom.
Informações:
Data de lançamento inicial: 3 de agosto de 2004
Modo: Jogo multijogador
Prêmios: Premiação do Joystick Dourado para Ultimate Game of the Year
Indicações: BAFTA Video Games Award: Melhor Áudio · Mais
Gêneros: Tiro em primeira pessoa, Jogo eletrônico de aventura, Survival horror
Projetistas: id Software, Tim Willits
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 2.25 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 2.82 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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