The King of Fighters XIII[a] (KOF XIII) é um jogo de luta da série The King of Fighters, desenvolvido e publicado pela SNK Playmore originalmente em 2010. King of Fighters XIII foi lançado para arcades japoneses em 14 de julho de 2010, enquanto as versões para Xbox 360 e PlayStation 3 foram lançadas no final de 2011 em regiões japonesas e inglesas, com a Atlus USA e a Rising Star Games sendo responsáveis pelo lançamento nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. Versões para iOS e Android foram lançadas em 2011 e 2012. Uma versão para PC foi lançada no Steam em 13 de setembro de 2013.
O jogo se passa após os eventos de The King of Fighters XI e também é a conclusão do arco de história de Ash Crimson, que começou em The King of Fighters 2003. Ele segue outro torneio de King of Fighters secretamente organizado pela Those From the Distance Land, a organização por trás dos eventos dos dois jogos anteriores que está tentando quebrar o selo do demônio Orochi e tomar seu poder.
Lançado depois de The King of Fighters XII, o jogo foi dirigido por Kei Yamamoto, que queria trazer elementos de títulos anteriores de The King of Fighters e corrigir problemas do jogo anterior. Esse título modifica significativamente a jogabilidade de seu antecessor, removendo alguns modos e adicionando outros usados anteriormente na série. Ele também expande a lista de personagens, reagrupando os personagens jogáveis em equipes de três membros, como nas versões anteriores. As versões são notáveis por incluírem mais conteúdo do que a versão original, como novos personagens, fases e modos de jogo. A recepção da crítica tem sido positiva.
Sinopse: The King of Fighters XIII para Xbox 360 é um jogo de luta com mais de 30 lutadores jogáveis, gráficos refinados e novas mecânicas de jogo para intensas batalhas em 3D.
Resumo: The King of Fighters XIII é um jogo de luta desenvolvido pela SNK que tem como objetivo resgatar toda a essência da franquia. Na atual geração, o último título (KOF XII) deixou a desejar, fazendo com que os fãs esperassem ainda mais por um título que honrasse a série. Felizmente, em KOF XIII a SNK conseguiu trazer toda a estrutura da série para a geração da alta definição. Com isso, temos um esquema de jogo complexo, oferecendo quatro tipos de pulo, movimentos evasivos e três tipos de barras especiais diferentes.
O jogador conta com a barra Power para desferir ataques especiais aprimorados e para realizar golpes altamente poderosos. Já a Hyperdrive pode ser queimada para que o jogador consiga executar combos que, de outra maneira, seriam impossíveis. Fora isso, essa barra também permite que o jogador cancele golpes especiais com outros ataques, tornando seus combos ainda mais brutais. A última barra, Guard, indica o quanto de bordoada você ainda pode suportar.
Trama: O jogo se passa cinco anos após os eventos de 2005 de The King of Fighters XI e é o último jogo do terceiro arco de história que começou em The King of Fighters 2003. O lutador Ash Crimson absorveu os poderes de dois dos descendentes dos clãs que selaram o Orochi há 1.800 anos, Chizuru Kagura e Iori Yagami, e Kyo Kusanagi será sua última vítima. Enquanto sua antiga companheira, Elisabeth Blanctorche, se prepara para detê-lo, os lutadores recebem um convite para outro torneio de King of Fighters organizado por uma pessoa chamada “R”. O torneio é patrocinado por Rose, que está sendo controlada por “Those From The Past”, a organização por trás dos dois torneios anteriores que vem tentando quebrar o selo de Orochi.
Quando a equipe vencedora chega ao final do jogo, Saiki, o líder da “Those From The Past”, coloca seu trabalho em ação. Saiki pretende usar a energia gasta pela equipe vencedora para poder atravessar o tempo. No entanto, enquanto a luta se intensifica, Botan observa que o portal que os liga ao passado está começando a se fechar, apesar da batalha. Antes que Saiki possa agir, ele é emboscado por Ash Crimson, que rouba seu poder. É revelado então que, embora Ash tenha sido recrutado por Saiki para obter os Três Tesouros Sagrados para alimentar o portal do tempo, Ash não tinha intenção de ajudar Saiki. Ash é subitamente dominado pela persona de Saiki, que então tenta atravessar o portal do tempo no corpo de Ash. A equipe vencedora o persegue até o portal do tempo e a batalha final de The King of Fighters XIII começa dentro do portal do tempo. Saiki é derrotado no portal, mas persiste em atravessar para o passado, acreditando que isso não significa nada, já que ele pode voltar ao passado e atravessar o portal novamente para tentar seu plano de novo. No entanto, Ash interrompe sua tentativa e permite que o portal se feche, deixando Saiki preso no presente. Além disso, Ash revela que é um descendente de Saiki. Ao trancar Saiki para fora do portal, ele nega a existência de Saiki no passado e força sua própria existência a cessar. Quando Ash desaparece do mundo dos vivos, o fluxo do tempo é retomado. No epílogo do Modo História, na fenda dimensional, uma lança apareceu na frente de Shroom e Rimelo, dois membros do Those From The Past que enfrentaram Kyo na abertura do jogo (versão para console). O mais surpreendente é que Shion apareceu diante deles, revelando que ainda está vivo.
Personagens: A lista de The King of Fighters XIII apresenta todos os personagens que apareceram em The King of Fighters XII, incluindo os dois personagens exclusivos do console, Elisabeth Branctorche e Mature. Três novos personagens vêm na forma da equipe feminina de The King of Fighters '94 (Yuri Sakazaki, King e Mai Shiranui). Ao contrário de The King of Fighters XII, todos os personagens estão organizados em equipes adequadas desta vez, com exceção de Ash, que agora é um personagem de entrada única.
Lista de personagens:
Jogabilidade: O jogo remove alguns dos recursos do sistema de jogabilidade usados no jogo anterior: o Guard Attack, o Critical Counter, o Clash System, bem como a câmera dinâmica com zoom. Em seu lugar, foram adicionados três novos recursos. O primeiro deles é o novo Modo EX, que converte os supermovimentos de cada personagem em versões mais poderosas que permitem uma barra do medidor de energia do jogador para os movimentos especiais EX e duas barras do medidor de energia do jogador para os movimentos superespeciais EX. Outro novo recurso é o modo Hyper Drive, que dá ao jogador o uso ilimitado de Drive Cancels por um tempo quando o medidor de Hyper Drive estiver no máximo, e o último novo recurso confirmado para o jogo é o Drive Cancel, que abre novas possibilidades de combos. O jogo também marca o retorno do medidor de energia de várias barras que foi introduzido em The King of Fighters '97. Além dos Desperation Moves padrão e EX, uma nova classe de Desperation Move chamada Neo Max está incluída no jogo e exige que três estoques de medidor sejam trocados para executar um, tornando-o semelhante aos Hidden Super Desperation Moves de The King of Fighters 2002 e aos Leader Super Special Moves de The King of Fighters 2003. Eles também podem ser cancelados a partir dos Desperation Moves padrão, o que os torna semelhantes aos Dream Cancels de The King of Fighters XI.
A versão para console é baseada na atualização 1.1 do arcade The King of Fighters XIII, que corrigiu vários problemas da versão original. Ela também contém um modo de história que é influenciado pelas ações do jogador, com várias perspectivas disponíveis. O modo é apresentado em estilo visual novel ao lado das lutas, algo considerado difícil de incluir na versão arcade pela equipe da SNK Playmore. Outros modos mostrados são Arcade, Practice e Challenge. A jogabilidade on-line é baseada na que foi incluída em versões posteriores do The King of Fighters XII, que corrigiu os problemas da versão inicial.
Informações:
Data de lançamento inicial: 14 de julho de 2010
Modo: Jogo multijogador
Indicações: VGX: Melhor Jogo de Luta
Gêneros: Jogo eletrônico de luta, Jogo eletrônico de ação
Desenvolvedor: SNK
Estúdios: SNK, Atlus USA, Rising Star Games, SNK Playmore USA Corp.
Plataforma: Xbox 360
Formato: .ISO
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 6.57 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 7.29 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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