Guitar Hero: Metallica é um jogo eletrônico de ritmo musical de 2009 desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision. O jogo foi lançado na América do Norte no PlayStation 3, Wii e Xbox 360 em 29 de março de 2009 e no PlayStation 2 em 14 de abril de 2009, com um lançamento australiano e europeu em maio de 2009. É o segundo jogo da série Guitar Hero a se concentrar na carreira e nas músicas da banda de heavy metal, Metallica, após Guitar Hero: Aerosmith.
O jogo é baseado no Guitar Hero World Tour, com suporte para guitarra principal e baixo, bateria e vocais. O jogo tem muitas das mesmas características do World Tour, incluindo modos single-player e band-career modes, modos competitivos online, e a capacidade de criar e compartilhar músicas através de "GHTunes". Além dos níveis de dificuldade normais apresentados no Guitar Hero World Tour, Guitar Hero: Metallica fornece uma dificuldade "Expert+" para bateria que permite o uso de um segundo pedal de bateria para combinar com o estilo de bateria de Lars Ulrich, do Metallica. O jogo apresenta 28 gravações master que abrangem a carreira do Metallica e mais 21 músicas selecionadas por membros do Metallica. A banda realizou uma extensa captura de movimento para o jogo para seus avatares e performances no jogo. O jogo inclui vários extras, incluindo vídeos de bastidores das sessões de captura de movimento, vídeos de turnê e concertos da banda, e fatos semelhantes a vídeos pop-up para muitas das músicas no disco do jogo.
Resumo: Guitar Hero Metallica é baseado no Guitar Hero World Tour com suporte para guitarra, baixo, baterias e vocais. Possui modos de jogo singleplayer com as mesmas características do World Tour, o que diferencia o game é seu modo competitivo online e a capacidade de criar e compartilhar suas próprias músicas através do ''GHTunes''.
Além disso apresenta modos de dificuldade avançados como por exemplo o modo ''Expert'' que desafia ao extremo a capacidade do jogador. Contém mais de 21 músicas selecionadas pelos próprios membros da Metallica e 28 gravações que abrangem a carreira da banda para tornar sua experiência ainda mais inesquecível.
Jogabilidade: Guitar Hero: Metallica, como outros jogos da série Guitar Hero, permite que os jogadores simulem a execução de música rock usando controladores de instrumentos especiais. O jogo é baseado na abordagem da banda apresentada no Guitar Hero World Tour, e apresenta partes de guitarra e baixo, bateria e vocais. Para completar com sucesso as músicas e a partitura, os jogadores devem usar os instrumentos para tocar notas que rolam na tela a tempo com a música. Para os guitarristas de chumbo e baixo, isso é feito segurando botões de traste coloridos no pescoço da guitarra enquanto bate em uma barra de dedilhado; para os tocadores de bateria, isso requer que o jogador acerte os pads de bateria apropriados ou chute com o pedal do tambor de baixo; para os vocais, o jogador deve tentar combinar o tom das notas através de um microfone. Os jogadores ganham multiplicadores de pontuação por tocar várias notas ou frases consecutivas corretamente, e ao completar corretamente frases marcadas, os jogadores podem ganhar Star Power, que pode ser liberado para um multiplicador de pontuação mais alto. Se os jogadores perderem muitas notas, eles eventualmente falharão a música e terão que tentar novamente.
O desenvolvedor principal Alan Flores afirmou que a dificuldade do jogo é muito mais difícil do que os jogos anteriores e é projetado para desafiar o jogador hard-core. Para atender à "ferocidade" das músicas do Metallica, o jogo apresenta, além dos mesmos cinco níveis de dificuldade da World Tour, um modo "Expert+" para bateristas que lhes permite adicionar um segundo pedal de bombo, embora os resultados deste modo não sejam rastreados através de modos online. Pedais de bateria adicionais e um splitter, para permitir que dois pedais sejam usados, foram disponibilizados após o lançamento do jogo e como parte dos bônus de pré-encomenda. Embora o jogo permita que dois guitarristas toquem guitarra solo e baixo, ele não dá aos jogadores a opção de tocar guitarra solo e rítmica, o que não permite a notável "negociação de riffs de Hetfield/Hammett" em certas músicas. O designer Alan Flores explicou que a decisão de não acompanhar o solo e o ritmo (além da guitarra, baixo, bateria e vocais) "foi simplesmente uma questão de carga de trabalho".
Semelhante a Guitar Hero: Aerosmith, o Metallica apresenta músicas da história do Metallica aproximadamente em ordem cronológica, mas se concentra mais no grupo hoje do que na história da banda. As músicas do jogo são apresentadas em uma série linear de conjuntos, como acontece com os jogos mais antigos da Guitar Hero, como Guitar Hero III: Legends of Rock, em vez da progressão de shows usada no World Tour. No entanto, em vez de ser obrigado a terminar um certo número de músicas em cada conjunto, o jogador tem que ganhar um número total de estrelas (ganhas a partir de seu desempenho nas músicas individuais) em um determinado conjunto para progredir para o próximo. A história do jogo é baseada em uma banda que quer seguir os passos do Metallica, e o grupo os aceita como artistas líderes para eles em uma turnê; como tal, eles são mais capazes de ordenar as músicas em dificuldade comparáveis a outros jogos de Guitar Hero, já que os trabalhos anteriores do Metallica frustram o jogador o suficiente para "jogar o controle contra a parede e parar de tocar". Flores descreveu a dificuldade para a maior parte do jogo ser comparável a Guitar Hero: Aerosmith e World Tour após as reclamações do nível de dificuldade em Guitar Hero III, mas ainda observou que as músicas mais difíceis nos jogos serão muito desafiadoras. Locais da vida real são usados para o jogo, incluindo a boate The Stone em São Francisco, o Hammersmith Odeon em Londres, o Tushino Airfield em Moscou e o The Forum em Los Angeles, e um local final representando o auge do sucesso do Metallica. O jogo foi concluído antes da indução do Metallica no Hall da Fama do Rock and Roll e, portanto, não inclui referência a este evento. A interface do jogo permanece semelhante à World Tour, com algumas obras de arte baseadas no Metallica adicionadas a ele. Duas mudanças foram feitas a partir do World Tour; O desempenho individual e os medidores Star Power agora estão localizados ao lado de cada faixa na tela, em vez de agrupados para facilitar o controle do próprio desempenho e, quando o desempenho da banda está falhando, as bordas da tela brilham em vermelho para indicar isso.
O modo de criação musical da World Tour está disponível, dando ao jogador a opção de usar tons da guitarra ESP Truckster de Hetfields e do baixo ESP de Tom Araya do Slayer, além de sons de bateria do Metallica. Os serviços "GHTunes", que permitem aos jogadores compartilhar músicas criadas no modo de criação musical, são compatíveis com o World Tour e o Metallica. No novo modo "Drum Over" para este jogo, os jogadores podem selecionar qualquer música e tocar bateria sem qualquer faixa de bateria fixa ou sem qualquer falha, permitindo-lhes criar sua própria linha de bateria usando os sons de kit de bateria existentes da música.
O modo de batalha do jogo, baseado no de Guitar Hero III: Legends of Rock, foi ligeiramente alterado para adicionar influências do Metallica; por exemplo, um power-up chamado "Fade to Black" escurece completamente as faixas de notas para o jogador adversário, "Trapped Under Ice", que congela a barra de whammy, e um ataque elétrico chamado "Ride the Lightning" (baseado no ataque "Amp Overload" de Guitar Hero III) é adicionado.
Trilha sonora: Guitar Hero: Metallica apresenta 49 músicas baseadas em gravações master, 28 do Metallica e as outras 21 músicas de bandas que são "suas favoritas e influências pessoais ao longo dos anos", incluindo aquelas que apareceram em seu álbum Garage Inc. Todas as músicas do Metallica no jogo são de masters originais, embora a localização de alguns masters tenha se mostrado problemática. Embora o Metallica estivesse preparado para regravar músicas como o Aerosmith havia feito para Guitar Hero: Aerosmith, eles foram capazes de encontrar os masters para seu álbum de estreia Kill 'Em All no porão de seu ex-empresário Johny Zazula. Enquanto outros conteúdos para download de Guitar Hero III ou Guitar Hero World Tour não são utilizáveis em Guitar Hero: Metallica, o jogo irá detectar e incorporar as músicas do conteúdo para download do Death Magnetic no setlist do jogo (no entanto, a música "All Nightmare Long" está disponível no jogo como parte de seu setlist principal). As versões PlayStation 2 e Wii do jogo não suportam conteúdo para download, mas incluem "Broken, Beat & Scarred", "Cyanide" e "My Apocalypse" de Death Magnetic, além das faixas existentes do jogo. O medley de 1998 de covers das músicas "Mercyful Fate" da banda Mercyful Fate é a faixa mais longa incluída no jogo, com cerca de 11 minutos.
O Metallica selecionou músicas de seu catálogo que "representam de forma bastante uniforme todas as diferentes fases" da banda. Lars Ulrich observou que a banda defendeu a inclusão da banda Slayer contra as preocupações da Microsoft sobre o conteúdo lírico explícito das músicas do grupo. Alan Flores, designer-chefe do jogo, observou que a banda havia originalmente solicitado "Angel of Death" do Slayer, mas a Microsoft se recusou a limpar a música devido à sua letra sobre o Holocausto. Em vez disso, a pedido de Ulrich, a Neversoft limpou com sucesso o "War Ensemble" e correu para incluí-lo no jogo no último segundo. Ulrich também procurou o "Evil" e a "Curse of the Pharaohs" de Mercyful Fate diretamente pelo King Diamond, mas este último foi incapaz de encontrar os masters; em vez disso, King Diamond foi capaz de reunir a banda, embora com Bjarne T. Holm substituindo Kim Ruzz na bateria, para gravar novos masters para ambas as músicas. "Evil" foi finalmente usado sobre "Curse of the Pharaohs" devido à facilidade de jogo. Kirk Hammett afirmou que a banda queria ter músicas de UFO e The Misfits, mas não conseguiu esses grupos devido a razões legais, e em vez disso se estabeleceu em músicas de Michael Schenker Group e Samhain, bandas que foram iniciadas por ex-membros dessas respectivas bandas.
Trinta e nove músicas da trilha sonora de Guitar Hero: Metallica serão importáveis como faixas jogáveis para Guitar Hero: Warriors of Rock.
Informações:
Data de lançamento inicial: 26 de março de 2009
Desenvolvedores: Neversoft, Budcat Creations
Modo: Jogo multijogador
Gêneros: Jogo eletrônico musical, Jogo de ritmo
Estúdios: Activision, Activision Blizzard
Indicações: Teen Choice Award: Melhor Jogo de Videogame, IGN Wii Award for Best Music/Rhythm Game
Plataforma: Xbox 360
Formato: .GOD/.XEX
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: GOD - 6.25 GB / XEX - 6.22 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: GOD - 6.75 GB / XEX - 6.72 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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