Halo Wars é um videogame de estratégia em tempo real (RTS) desenvolvido pela Ensemble Studios e publicado pela Microsoft Game Studios para o console de videogame Xbox 360. Foi lançado na Austrália em 26 de fevereiro de 2009; na Europa, em 27 de fevereiro; e na América do Norte, em 3 de março. O jogo se passa no universo de ficção científica da série Halo, no ano de 2531, 21 anos antes dos eventos de Halo: Combat Evolved. O jogador lidera soldados humanos a bordo da nave de guerra Spirit of Fire em um esforço para impedir que uma antiga frota de naves caia nas mãos do genocida alienígena Covenant.
Halo Wars foi revelado na exposição X06 Xbox em 2006. A Ensemble projetou o jogo especificamente para o controle do Xbox 360, em uma tentativa de contornar problemas presentes em títulos RTS de consoles anteriores. A Ensemble foi fechada pela Microsoft antes do lançamento do jogo, mas logo depois a Robot Entertainment foi fundada por muitos dos ex-funcionários da Ensemble; essa nova empresa continuou a dar suporte a Halo Wars com atualizações e conteúdo para download.
O jogo vendeu um milhão de unidades em todo o mundo até março de 2009, tornando-se o jogo de estratégia em tempo real para console mais vendido até hoje. Uma versão aprimorada do jogo - Halo Wars: Definitive Edition - foi lançada para Windows e Xbox One em dezembro de 2016. Halo Wars 2, uma sequência desenvolvida pela 343 Industries e pela Creative Assembly, foi lançado em fevereiro de 2017.
Sinopse: Halo Wars se passa no universo de ficção científica da série Halo, durante o século 26. Em 2525, um grupo de raças alienígenas conhecido como Covenant atacou a humanidade, declarando que os humanos eram uma afronta a seus deuses, os Forerunners. O jogo se passa em 2531, aproximadamente 20 anos antes dos eventos de Halo: Combat Evolved. Anos depois que o Covenant invadiu a colônia de Harvest, as forças humanas da UNSC ainda estão travando uma batalha no planeta.
O comandante da nave de guerra Spirit of Fire da UNSC é o Capitão James Cutter (Gregg Berger), um líder forte que conquistou a admiração de seus subordinados. A falta de ambição política de Cutter o impede de subir ainda mais na hierarquia. Sob o comando de Cutter está o Sargento John Forge (Nolan North), um fuzileiro naval rude cuja devoção a seus homens o levou a ser preso duas vezes por desobedecer a ordens e se envolver em conduta desordeira. Juntando-se à expedição militar da Spirit of Fire está a Professora Ellen Anders (Kim Mai Guest), uma cientista interessada nas ruínas antigas dos misteriosos Forerunners. O Spirit of Fire é operado com a ajuda de Serina (Courtenay Taylor), uma inteligência artificial (IA) superinteligente com um senso de humor sardônico. Liderando a busca do Covenant pela tecnologia dos Precursores está um guerreiro sagrado conhecido como Arbiter (David Sobolov), que os líderes do Covenant, os Hierarcas Profetas, encarregaram de supervisionar a destruição da humanidade.
Resumo: Halo Wars combina um esquema de controle inigualável e jogabilidade com uma história épica incrivelmente rica, ambientada 20 anos antes da história contada em Halo: Combat Evolved. O jogo coloca os jogadores no comando do campo de batalha sobre um arsenal de unidades e veículos do CSNU, enquanto eles envolvem as forças do Pacto. Eles podem contra-atacar e esmagar seu oponente colocando taticamente em campo o exército superior.
Os jogadores também podem escolher entre os líderes que possuem habilidades de elite que podem mudar a maré da batalha. Usando várias combinações de líderes e unidades, os jogadores podem criar inúmeras estratégias adaptadas aos seus estilos de jogo preferidos e estratégias personalizadas. O resultado é uma experiência imponente que é obrigatória para os fãs do Halo.
Trama: O Spirit of Fire é enviado ao planeta em ruínas Harvest para investigar a atividade do Covenant, onde Cutter descobre que o Covenant escavou algo no polo norte do planeta. Quando o posto avançado principal da UNSC em Harvest é capturado, Cutter ordena que Forge o retome. Pouco tempo depois, Forge observa a escavação do Covenant e descobre que eles, sob a direção do Árbitro, descobriram uma instalação dos Forerunners. As tropas de Forge derrotam as forças do Pacto antes que elas possam destruir a instalação, e Anders chega. Ela determina que a instalação é um mapa interestelar e reconhece um conjunto de coordenadas que aponta para a colônia humana de Arcadia.
Jogabilidade: Halo Wars é um videogame de estratégia em tempo real (RTS) desenvolvido exclusivamente para o console Xbox 360, no qual os jogadores comandam exércitos a partir de uma visão panorâmica do campo de batalha. O jogo se concentra no combate militar, mas contém elementos simplificados de gerenciamento de recursos e construção de bases. Ele foi projetado com o controle do Xbox 360 em mente; por exemplo, o botão A é usado para selecionar unidades. Um único toque no botão seleciona uma unidade, enquanto um toque duplo seleciona todas as unidades do mesmo tipo. O d-pad navega para as batalhas atuais e percorre as bases, enquanto o analógico direito ajusta o ângulo da câmera. Um menu radial é usado para a construção de bases.
Áudio: A música de Halo Wars foi composta por Stephen Rippy, o compositor de todos os jogos Age of Empires. Rippy queria escrever um novo material e, ao mesmo tempo, manter a continuidade, reutilizando elementos icônicos da música da trilogia Halo, escrita por Martin O'Donnell e seu parceiro Michael Salvatori. As consultas com O'Donnell e Salvatori terminaram antes de Rippy se envolver no projeto, mas o compositor enviou um disco compacto de seu trabalho para O'Donnell na metade do processo de composição. Antes de começar a trabalhar em Halo Wars, Rippy ouviu as trilhas sonoras anteriores de Halo e procurou material útil em projetos descartados do Ensemble; “Sou um grande fã de catalogar esse material e roubá-lo sem remorso”, disse Rippy. “Às vezes, você não sabe o que tem até que realmente precise." Rippy e o líder de áudio Kevin McMullan examinaram as trilhas de O'Donnell para identificar elementos a serem reutilizados em Halo Wars. Abandonando seu método habitual de escrever melodias antes de determinar o método de produção de som, Rippy criou melodias em torno de patches de sintetizador ou loops de bateria. Ele achava que a trilha sonora para ficção científica era uma mudança de ritmo em relação ao seu trabalho anterior, que foi escrito para cenários históricos.
Conteúdo para download: Após o fechamento da Ensemble, a Robot Entertainment anunciou que estava desenvolvendo conteúdo para download (DLC) para Halo Wars. Pottinger descreveu o suporte como contínuo, em vez de um esforço único, e o comparou às adições pós-lançamento da Bungie para Halo 3. Ele afirmou que a Robot também trabalharia em questões de equilíbrio, correções de bugs e outros patches.
O primeiro pacote de DLC, Strategic Options, adicionou três novos modos multijogador. O “Keepaway” é semelhante ao capture the flag; nele, os jogadores tentam capturar e manter unidades Forerunner. No modo “Tug-of-war”, os jogadores ganham pontos ao montar grandes exércitos e destruir unidades inimigas. Em “Reinforcement” (Reforço), os jogadores recebem unidades como reforços, em vez de treiná-las nas bases. A quantidade de recursos e reatores disponíveis determina quais tipos de unidades são implantados e os aprimoramentos que podem ser obtidos. O Strategic Options foi lançado em 19 de maio de 2009, após um patch que corrigiu bugs de software e problemas de equilíbrio do jogo. A atualização recebeu críticas por seu tamanho pequeno (2 megabytes) e preço alto (800 Microsoft Points). Pottinger respondeu nos fóruns do Halo Wars que os modos de jogo eram downloads pequenos “porque são regras. Há algum conteúdo novo, mas obviamente é um tipo diferente de conteúdo em comparação com um mapa." A Robot lançou um segundo pacote de DLC em 21 de julho de 2009. O DLC, chamado de “Historic Battles”, contém quatro mapas adicionais e quatro novas conquistas do Xbox Live.
Sequência: Em 4 de agosto de 2015, a Microsoft anunciou Halo Wars 2, desenvolvido pela Creative Assembly com a assistência da 343 Industries. O jogo foi lançado em 21 de fevereiro de 2017 para o Xbox One e Windows 10.
Informações:
Data de lançamento inicial: 26 de fevereiro de 2009
Desenvolvedores: Ensemble Studios, Bungie, Robot Entertainment
Indicações: BAFTA Video Games Award: Estratégia
Gênero: Estratégia em tempo real
Estúdio: Xbox Game Studios
Série: Halo
Plataforma: Xbox 360
Formato: .ISO
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 6.67 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 7.29 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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