Halo 4 é um videogame de tiro em primeira pessoa de 2012, desenvolvido pela 343 Industries e publicado pela Microsoft Studios para o console de videogame Xbox 360. A história de Halo 4 acompanha um supersoldado humano geneticamente aprimorado, Master Chief, e sua inteligência artificial, Cortana, que encontram ameaças desconhecidas enquanto exploram o planeta de uma antiga civilização. O jogador assume o papel de Master Chief, que luta contra uma nova facção que se separou dos remanescentes da Covenant, uma antiga aliança militar de raças alienígenas, e também contra um novo inimigo: guerreiros mecânicos do império Forerunner, conhecidos como Prometheans. O jogo apresenta uma nova seleção de armas, inimigos e modos de jogo que não estavam presentes nos títulos anteriores da série.
O desenvolvimento de Halo 4 começou em 2009 e continuou até setembro de 2012. Halo 4 é o primeiro título original da 343 Industries dentro da série Halo - anteriormente, o desenvolvimento da série principal era realizado pela Bungie, a criadora da franquia. No processo de desenvolvimento, a 343 Industries decidiu explorar a ficção Forerunner dentro do universo Halo, levando a equipe a projetar um novo cenário, inimigos e antagonista principal. Os personagens e recursos existentes receberam revisões visuais, recriados do zero, e a captura de movimentos foi usada para a animação das cenas. Um dos objetivos da história de Halo 4 era incorporar elementos mais humanos; para isso, os desenvolvedores optaram por aprofundar o relacionamento entre os dois protagonistas, Master Chief e Cortana. Vários estúdios externos auxiliaram a 343 Industries no desenvolvimento de Halo 4, e mais de 350 pessoas trabalharam no jogo no total.
O jogo foi anunciado oficialmente na Electronic Entertainment Expo 2011 (E3) em 6 de junho. Antes do lançamento, a Microsoft declarou que Halo 4 era o título de videogame mais caro que a empresa havia criado até então. O jogo foi comercializado com eventos e vídeos promocionais, incluindo a criação de um filme de ação ao vivo, Halo 4: Forward Unto Dawn. O Halo 4 arrecadou US$ 220 milhões no dia do lançamento e US$ 300 milhões na semana de estreia - um recorde para a franquia. Mais de um milhão de pessoas jogaram Halo 4 no Xbox Live nas primeiras 24 horas de seu lançamento. Foi relançado como parte de Halo: The Master Chief Collection para Xbox One em 2014 e para Windows em 2020, seguido por uma sequência, Halo 5: Guardians, em 2015 para Xbox One.
Sinopse: Halo 4 se passa em um cenário de ficção científica futurista no ano de 2557, quatro anos após os eventos de Halo 3. A história de fundo detalha que, centenas de milhares de anos antes da era moderna, os humanos eram uma das várias civilizações interestelares. Após uma guerra com os parasitas Flood, os humanos entraram em conflito com os Forerunners, uma raça poderosa que mantinha uma política de pastoreio benevolente de outras raças conhecida como Mantle of Responsibility (Manto da Responsabilidade). Após séculos de guerra, os precursores derrotaram os humanos e os despojaram de sua tecnologia e império. Os precursores logo lutaram contra o dilúvio; depois de esgotar todas as outras opções estratégicas disponíveis, os precursores ativaram armas de destruição em massa conhecidas como Halo Array. Os disparos da Matriz mataram toda a vida senciente da galáxia para privar o Flood de seu alimento. A vida que os precursores catalogaram foi então semeada novamente em toda a galáxia.
No século XXVI, a humanidade foi atacada pelo Covenant, um coletivo alienígena de espécies que adoram os Precursores como deuses. O supersoldado humano, o Suboficial Chefe John-117, e sua companheira de inteligência artificial, Cortana, foram fundamentais para impedir que os Halos fossem ativados, esterilizando o surto de Flood antes que eles pudessem ameaçar a galáxia mais uma vez e derrotando o Covenant, resultando no fim da guerra. No final de Halo 3, Chief e Cortana foram deixados presos em um espaço desconhecido a bordo dos restos da nave Forward Unto Dawn.
Resumo: Halo 4 é o quarto jogo da famosa franquia exclusiva da Microsoft, que estreou em 2001 com Halo: Combat Evolved. O game marca o surgimento de uma nova trilogia estrelada por Master Chief, o lendário soldado Spartan que é o grande representante da série. Desta vez, quem cuida do desenvolvimento é a 343 Industries, que já trabalhou em alguns pacotes de expansão da série.
A trama traz Master Chief novamente como personagem principal, retratando a luta do herói contra forças desconhecidas para tentar salvar o universo. A inteligência artificial Cortana também retorna para auxiliar o soldado nos momentos mais intensos e sangrentos na batalha, como uma ajuda adcional para a sua vitória.
Trama/Campanha: A Forward Unto Dawn deriva em direção a um planeta Forerunner desconhecido, mais tarde revelado como sendo o mundo do escudo Requiem. Cortana acorda Master Chief do sono criogênico pouco antes de as forças de uma facção recém-formada do Covenant entrarem na nave. Os remanescentes da Forward Unto Dawn ficam presos no poço de gravidade de Requiem e passam por uma abertura para aterrissar em seu interior. Enquanto Chief e Cortana exploram a Requiem, lutando contra as forças hostis da nova facção do Covenant e os guerreiros mecânicos chamados “Promethean Knights”, Cortana tem um problema de funcionamento. Ela revela que está sofrendo de “rampancy”, um estado mental em declínio enfrentado por IAs inteligentes após sua vida útil normal de sete anos. Chief promete levar Cortana para a Terra, acreditando que a criadora de Cortana, a Dra. Catherine Halsey, pode consertar a condição de Cortana. Chief e Cortana captam transmissões distorcidas de uma nave humana, a UNSC Infinity, que recebeu o pedido de socorro da Dawn. Cortana tenta alertar a Infinity para que se afaste do poço de gravidade da Requiem e orienta o Chefe a desativar o que ela acredita serem bloqueadores de comunicação. Em vez disso, o Chefe, sem querer, libera o Didact, um antigo guerreiro Forerunner, de sua prisão. O Didact, que considera o Homem indigno do Manto da Responsabilidade, assume o controle dos Prometheans e da facção do Covenant e, em seguida, ataca o Infinity depois que ele é arrastado para Requiem.
Spartan Ops:
Jogabilidade: Halo 4 é um jogo de tiro em que os jogadores experimentam a jogabilidade predominantemente de uma perspectiva de primeira pessoa; a perspectiva do jogo muda para terceira pessoa ao usar determinadas armas, habilidades e veículos. O head-up display (HUD) do jogador mostra informações em tempo real sobre o sistema de armadura do personagem do jogador, como o status do escudo, informações sobre as armas e habilidades atuais e waypoints para metas e objetivos. O HUD também tem um rastreador de movimento que detecta aliados, inimigos e veículos dentro de um determinado raio do jogador. O jogo vê o retorno das espécies alienígenas que antes eram membros do Covenant como inimigos e introduz um novo tipo de inimigo chamado Prometheans, que são construções de inteligência artificial (IA) Forerunner. Há três tipos de Prometheans: Os Knights atuam como líderes do grupo e são considerados as forças mais mortais dos Prometheans; os Crawlers são uma classe mais fraca que costuma atacar em grupos; e os Watchers oferecem suporte e têm a capacidade de proteger ou reviver aliados Prometheans.
Áudio: O produtor musical e compositor britânico Neil Davidge escreveu a música para Halo 4. Davidge é mais conhecido por seu trabalho como co-escritor e produtor da banda Massive Attack, e também compôs as trilhas sonoras de vários filmes. Davidge pretendia adicionar “um toque de romance” à trilha sonora, além de acrescentar mais sons eletrônicos, mantendo o estilo de Halo.
Sotaro Tojima, mais conhecido por seu trabalho em Castlevania: Circle of the Moon e Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, da Konami, atuou como diretor de áudio de Halo 4. A equipe realizou muitas sessões de gravação de áudio ao vivo, várias das quais ocorreram na Tasmânia, Austrália. Algumas dessas sessões de gravação ocorreram em ambientes geralmente inóspitos, como debaixo d'água, no fogo e no gelo, por meio do uso de microfones especialmente projetados; outras sessões de gravação utilizaram explosivos “caseiros”. Tojima pretendia que o áudio do jogo fosse claramente enraizado no universo de Halo, além de ter uma qualidade mais realista do que nos títulos anteriores.
O compositor musical Kazuma Jinnouchi, também ex-Konami, juntou-se à 343 Industries durante a produção de Halo 4 em 2011. Ele contribuiu com várias faixas adicionais para o jogo. Mais tarde, ele seria o único compositor da sequência do jogo, Halo 5: Guardians, em 2015.
Elenco: Os dubladores que retornam para reprisar seus papéis em Halo 4 incluem Steve Downes como Master Chief e Jen Taylor como Cortana e Halsey. Os dois atores gravaram juntos pela primeira vez, já que Downes voou para a sede da 343 em Washington, em vez de gravar em sua cidade natal, Chicago. As vozes de novos personagens incluem Mark Rolston como Capitão Andrew Del Rio, Darren O'Hare como Thomas Lasky, Jennifer Hale como Sarah Palmer, Adrienne Barbeau como Dr. Tillson, Keith Szarabajka como Didact e Travis Willingham como Jul 'Mdama. Tillson, Keith Szarabajka como Didact, Travis Willingham como Jul 'Mdama e Lori Tritel como Librarian. Outras vozes fornecidas incluem Conan O'Brien, Andy Richter e Jason Bradbury. Os funcionários da Rooster Teeth Productions têm participações especiais em Spartan Ops, como personagens do machinima Halo Red vs. Blue. Blue. Bruce Thomas foi o ator de captura de desempenho que interpretou o papel de Master Chief e a atriz Mackenzie Mason interpretou o papel de Cortana. Taylor serviu como fonte de captura de movimento para Halsey.
Extras: Halo 4 suporta conteúdo para download (DLC), que está disponível para download no Xbox Live Marketplace. Três pacotes de mapas War Games, cada um contendo três mapas, podem ser comprados individualmente ou em conjunto com o Halo 4 War Games Pass. O passe está incluído na versão Limited Edition do jogo e está disponível para compra no Xbox Live Marketplace. O primeiro pacote de mapas, o “Crimson Map Pack”, foi lançado em 10 de dezembro de 2012. Os jogadores que obtiveram acesso antecipado às Especializações receberam acesso gratuito ao Crimson Map Pack por tempo limitado. O “Majestic Map Pack” foi lançado em 25 de fevereiro de 2013, seguido pelo “Castle Map Pack” em 8 de abril. Forge Island, um mapa projetado para criações no modo Forge, foi disponibilizado sem custo para os usuários do Xbox Live em 29 de março. A Microsoft lançou DLCs adicionais em 20 de agosto, que podiam ser comprados juntos como o Champions Bundle ou separadamente. Os três pacotes de DLC incluem: o “Bullseye Pack”, que contém dois mapas multijogador e acesso antecipado ao tipo de jogo Ricochet; o “Steel Skin Pack”, que oferece skins com tema steampunk para armas; e o “Infinity Armor Pack”, que inclui novas armaduras para personalizar o Spartan do jogador.
Informações:
Data de lançamento inicial: 6 de novembro de 2012
Desenvolvedores: 343 Industries, Rockstar Dundee, Certain Affinity, Splash Damage
Prêmios: VGX: Melhores Gráficos, VGX: Melhor Jogo para Xbox 360
Indicações: BAFTA Video Games Award: Melhor Áudio, MAIS
Gêneros: Tiro em primeira pessoa, Jogo eletrônico de aventura
Projetista: Scott Warner
Plataforma: Xbox 360
Formato: .ISO
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: Disco 1 - 7.32 GB / Disco 2 - 7.00 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: Disco 1 - 8.13 GB / Disco 2 - 8.13 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
DISCO 1
DISCO 2
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