Halo: Combat Evolved Anniversary é um videogame de tiro em primeira pessoa de 2011, desenvolvido pela 343 Industries, Saber Interactive e Certain Affinity. É uma remasterização de Halo: Combat Evolved (2001), desenvolvido pela Bungie. A editora Microsoft anunciou Anniversary juntamente com Halo 4 na Electronic Entertainment Expo de 2011. Foi lançado em novembro de 2011, no 10º aniversário do Halo original , para o console Xbox 360, e relançado como parte de Halo: The Master Chief Collection para o Xbox One em novembro de 2014. Uma versão para Windows foi lançada em março de 2020.
A 343 Industries, supervisora da franquia Halo, procurou a Saber Interactive para desenvolver uma remasterização de Halo para o aniversário. A Saber usou seu mecanismo de jogo proprietário para reproduzir os gráficos e o mecanismo original do Halo para a jogabilidade. Uma ferramenta de desenvolvimento para alternar entre os visuais antigos e novos tornou-se um recurso do jogo. Os aprimoramentos doAnniversary incluem uma revisão visual completa em alta definição, suporte para jogabilidade cooperativa e multijogador por meio do serviço on-line Xbox Live, efeitos sonoros e músicas novos e remasterizados e extras, como conquistas e itens colecionáveis no jogo. É o primeiro jogo Halo a incluir suporte ao Kinect.
Sinopse: Combat Evolved Anniversary é uma versão espetacularmente remasterizada da campanha original de “Halo”, criada em comemoração ao 10º aniversário de uma das franquias mais amadas da história dos jogos. Com uma abundância de novos recursos, incluindo jogo cooperativo no Xbox LIVE, um pacote de alguns dos mapas multijogador mais amados da história de “Halo” reimaginados para o Xbox LIVE, novos desafios e uma nova história a ser descoberta, Halo: Anniversary é uma experiência imperdível, chegando exclusivamente ao Xbox 360 em 15 de novembro de 2011.
Resumo: Halo: Combat Evolved Anniversary é um remake do clássico FPS lançado em 2001 para o primeiro Xbox. O título, desenvolvido pela 343 Games, traz toda a essência do game para a sétima geração, com gráficos de alta definição e novos recursos de jogabilidade. Visualmente, Combat Evolved Anniversary pode ser tranquilamente comparado a diversos jogos lançados nesta geração, graças ao incrível trabalho da desenvolvedora, que caprichou na parte técnica.
O mais bacana é que quem prefere a versão original tem a chance de alterar todo o visual com o simples toque de um botão, fazendo com que todo o jogo seja transformado para o modo clássico em tempo real. A campanha para um jogador foi refeita, obviamente obedecendo ao roteiro original. Como se não bastasse, é possível baixar os mapas de Combat Evolved Anniversary e então jogá-los em Reach, trazendo ainda mais conteúdos para a gameplay.
Trama: Depois de fugir da destruição do mundo humano Reach pelo Covenant, a nave humana Pillar of Autumn faz um salto espacial aleatório para evitar levar o Covenant à Terra. Ao chegar em um espaço desconhecido, a tripulação da Autumn descobre um enorme mundo circular orbitando um gigante gasoso. Quando o Covenant ataca, o capitão da Autumn, Jacob Keyes, confia a inteligência artificial da nave, Cortana- e seu conhecimento sobre as implantações de defesa e a localização da Terra -, ao supersoldado conhecido como Master Chief para que o guarde. O Master Chief luta contra os grupos de abordagem do Covenant e deixa a Autumn por meio de um barco salva-vidas para a superfície do mundo circular, enquanto Keyes orienta a Autumn a “aterrissar” no anel.
No planeta-anel, o Chefe reúne os sobreviventes humanos e lidera um grupo de embarque para resgatar Keyes das garras do Pacto. Keyes revela que o Covenant chama o anel de “Halo” e acredita que ele seja algum tipo de arma. O Chefe é encarregado de encontrar a sala de controle do Halo antes que o Covenant o faça. Quando Cortana é inserida na sala de controle, ela fica alarmada e fica para trás enquanto envia o Master Chief para encontrar Keyes. Enquanto procura o capitão, o Master Chief encontra o Flood, um organismo parasita que infecta a vida senciente. A liberação faz com que o zelador de Halo, a AI 343 Guilty Spark, peça a ajuda do Chefe para ativar as defesas de Halo. A ativação do anel pelo Chief a partir da Control Room é interrompida por Cortana, que revela que as defesas de Halo não matam os Flood, mas sim seu alimento, em um esforço para deixá-los famintos - o que significa que a ativação do anel eliminaria toda a vida senciente da galáxia. Para impedir que a Flood se espalhe e que a Spark ative o anel, Cortana elabora um plano para detonar os motores da Autumn acidentada e destruir a Halo, mas eles precisarão fazer com que o implante de Keyes se conecte à nave. Mas Chief e Cortana descobrem que Keyes se converteu na Flood, Chief remove o implante do Capitão e eles seguem o caminho para a Autumn. Lutando contra os Sentinelas robóticos da Flood, do Covenant e da Guilty Spark, o Chefe desestabiliza manualmente os reatores da Autumn e ele e Cortana escapam por pouco da destruição do anel por meio de um caça Longsword.
Jogabilidade: Halo: Combat Evolved Anniversary e o original, Halo: Combat Evolved, são idênticos em termos de jogabilidade e enredo. O jogo é um jogo de tiro em primeira pessoa, com partes do combate veicular ocorrendo em uma perspectiva de terceira pessoa. O enredo segue o personagem do jogador e protagonista Master Chief, um supersoldado, enquanto ele luta contra o Covenant alienígena no misterioso e antigo mundo circular de Halo. Os jogadores são equipados com um escudo de energia recarregável que absorve danos; os jogadores também têm saúde que só pode ser reabastecida por pacotes de saúde espalhados pelos níveis do jogo. É possível usar uma variedade de armas e veículos humanos e alienígenas.
Os jogadores podem alternar entre os gráficos “clássicos” do jogo original e os novos gráficos desenvolvidos para a remasterização pressionando o botão Voltar no controle. Os gráficos clássicos e os novos são apresentados em alta definição, em widescreen 16:9, em comparação com a resolução 480i e a proporção 4:3 do jogo original. Os gráficos remasterizados também estão disponíveis em 3D estereoscópico para televisores compatíveis.
As adições à jogabilidade incluem conquistas no Xbox Live, jogabilidade cooperativa on-line e conteúdo oculto: terminais de vídeo que fornecem informações adicionais sobre o enredo e crânios colecionáveis que modificam a jogabilidade quando ativados. O suporte para o Xbox Kinect inclui comandos de voz para navegação de vídeo, diretivas em combate e varredura de ambiente, que adiciona itens na tela a uma enciclopédia chamada Biblioteca.
O Combat Evolved original não oferecia suporte ao modo multijogador on-line, mas os jogadores podiam jogar no modo multijogador local por meio de tela dividida ou System Link LAN. O Anniversary adiciona suporte à campanha multijogador renovada e à campanha cooperativa para dois jogadores, disponível on-line via Xbox Live e off-line localmente. O modo multijogador do jogo usa o mecanismo de Halo: Reach e apresenta sete remakes de mapas de Combat Evolved e Halo 2. Anniversary também inclui um novo mapa baseado no nível de campanha homônimo de Halo para Firefight, um tipo de jogo multijogador de sobrevivência baseado em ondas no qual os jogadores e seus aliados lutam contra grupos inimigos de dificuldade crescente. Anniversary introduziu aliados Firefight artificialmente inteligentes à série.
Áudio: Os desenvolvedores atualizaram a música e os efeitos sonoros de Combat Evolved juntamente com seus visuais. Embora os jogadores possam alternar a música original de Halo: Combat Evolved, a trilha sonora também foi regravada em parceria com a Pyramind Studios, usando a Skywalker Symphony Orchestra de 75 peças e o conjunto vocal Chanticleer. Como não havia gravações MIDI da música do jogo original, Paul Lipson, Lennie Moore, Tom Salta e Brian Trifon transcreveram cada peça musical.
A trilha sonora foi lançada digitalmente e em dois formatos físicos: uma edição em CD de dois discos e uma edição em disco de vinil, esta última limitada a 2.000 unidades. A edição em vinil contém 16 faixas em dois lados e vem com um código para baixar o restante da trilha sonora de aniversário digitalmente. A edição em disco compacto contém trinta e nove faixas e foi lançada em 15 de novembro de 2011.
Informações:
Data de lançamento inicial: 15 de novembro de 2011
Gêneros: Tiro em primeira pessoa, Jogo eletrônico de aventura
Desenvolvedores: 343 Industries, Bungie, Saber Interactive, Certain Affinity, Splash Damage, Rockstar Dundee
Estúdio: Xbox Game Studios
Série: Halo
Modos de jogo: Um jogador, multijogador
Plataforma: Xbox 360
Formato: .ISO
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 7.34 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 8.13 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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