Thief: Deadly Shadows é um jogo de vídeo stealth desenvolvido pela Ion Storm para Microsoft Windows e Xbox, lançado em 2004, no dia 25 de maio na América do Norte e no dia 11 de junho na Europa. É o terceiro jogo da série Thief.
Em Thief: Deadly Shadows, o jogador assume o papel de Garrett, um mestre ladrão. O jogo se passa em um mundo de fantasia que se assemelha a uma mistura entre o final da Idade Média e a era vitoriana, com tecnologias steampunk mais avançadas intercaladas. Uma das principais novidades do jogo foi a capacidade de explorar a Cidade. Enquanto os jogos anteriores enviavam Garrett diretamente de missão em missão, Thief: Deadly Shadows permite que ele caminhe pelas ruas da Cidade entre as missões, onde pode roubar de transeuntes, espionar a vida cotidiana dos habitantes e procurar por missões secundárias além das principais missões da história. O jogo também introduziu a capacidade de alternar entre as perspectivas de primeira e terceira pessoa, e de se achatar contra as paredes.
O desenvolvimento para ambas as plataformas começou simultaneamente. Um reboot da série Thief, Thief, foi lançado pela Eidos Montréal em 2014.
Sinopse: Você joga como Garrett, um mestre ladrão, que opera em tempos sombrios na Cidade. O crime e a corrupção estão desenfreados, nobres ricos se aproveitam dos pobres, e a magia e a maquinaria coexistem de forma tensa. Como Garrett, você ajuda a sociedade secreta dos Keepers que profetiza que o pior ainda está por vir. Você usará suas habilidades para se infiltrar em castelos, mansões, prisões, catedrais, masmorras e museus, passando por guardas armados, músculos contratados, bandidos furiosos, monstros horríveis e muito pior para impedir que a Cidade se desmorone. Modos cinematográficos em terceira pessoa e clássicos imersivos em primeira pessoa são totalmente suportados e podem ser trocados rapidamente durante o jogo. Você terá uma riqueza de ferramentas à sua disposição, incluindo ganchos de fechadura, flechas especiais, luvas de escalada em parede e bombas de luz.
Resumo: O Mestre Thief Garrett é contactado pelo Guardião Artemus, que quer que ele roube dois artefactos valiosos. Entretanto, Garrett fica a saber que a vinda de uma Idade das Trevas tinha sido profetizada há muito tempo. Ao obter acesso à Profecia do Guardião, Garrett fica a saber que um livro antigo conhecido como o Compêndio da Reprodução contém mais informações sobre a profecia. À medida que Garrett tenta resolver o mistério, torna-se cada vez mais claro para ele que existe um traidor na ordem dos Guardiães.
Thief: Deadly Shadows é a terceira parcela da série Thief. O jogo segue a mesma filosofia de design e estrutura de jogo que distinguiu os seus predecessores. Tal como antes, o furto é a chave para a conclusão bem sucedida das missões. Evitando o confronto com os guardas, Garrett tem de percorrer os níveis em direcção ao objectivo. Sombras e sons desempenham um grande papel, uma vez que os guardas reagirão a ruídos suspeitos, e o estudo das suas rotinas de patrulhamento é essencial.
Trama: O jogo começa quando Garrett rouba uma rara opala do castelo de um nobre. Após vendê-la, ele é contatado pelo Guardião Artemus, que oferece a Garrett acesso às Profecias dos Guardiões se ele trouxer para os Guardiões dois Artefatos: o Cálice do Construtor e a Patinha do Jacknall, que são mantidos pelos Hammerites e pelos Pagãos, respectivamente. Após saber de uma "Idade das Trevas" que se aproxima, Garrett rouba um livro antigo, o Compêndio da Reprovação, que detalha mais sobre o evento, junto com um terceiro Artefato chamado a Coroa Kurshok. Os Guardiões leem a profecia do Compêndio, que menciona que um "ser maligno" será revelado quando o tempo deixar de existir. Garrett suspeita que a profecia possa se referir ao relógio da cidade, em vez do tempo em si, e sabota o relógio, causando inadvertidamente o colapso da torre.
Caduca, o Intérprete das Profecias dos Guardiões, é encontrado assassinado. O Guardião Orland culpa Garrett e organiza um julgamento onde Garrett é considerado culpado. Garrett escapa, fazendo com que Orland envie os Executores dos Guardiões, uma unidade de elite de assassinos, atrás de Garrett. Garrett os elude e é contatado por um grupo de Guardiões simpáticos, que mencionam que os destroços da torre formaram uma flecha que aponta para a Biblioteca dos Guardiões em seu complexo. Com Orland planejando promover uma jovem chamada Gamall para substituir Caduca, e acreditando que a traição de Orland está prevista na profecia dos Guardiões, Garrett viaja para a biblioteca em busca de evidências. Ele encontra uma misteriosa mulher idosa, que usa magia de Glifos em uma tentativa de matar Garrett, mas ele escapa. Garrett visita o Inspetor Drept dos Hammerites em busca de respostas, e Drept identifica a mulher como a Bruxa, uma criatura monstruosa do folclore. Drept aconselha Garrett a procurar o Berço de Shalebridge abandonado, tendo visto a Bruxa lá quando era criança. O Berço havia sido anteriormente um orfanato e um asilo, mas foi abandonado há muito tempo após um incêndio que matou seus habitantes.
No Berço, Garrett encontra um espírito chamado Lauryl, que se parece com Gamall. Lauryl chama Garrett para ajudá-la a libertar seu espírito preso, removendo vestígios dela do Berço. Embora tenha sucesso, Garrett descobre que não consegue deixar o Berço, pois ele se lembra dele. Garrett entra no passado e engana o Berço fazendo-o pensar que ele cometeu suicídio pulando pela janela. Lauryl leva Garrett até seu túmulo, que está coberto de Glifos deixados por Gamall. É revelado que Gamall matou Lauryl e obteve sua aparência através dos Glifos com o propósito de se tornar Intérprete para dominar os Glifos e destruir os Guardiões. Garrett remove os Glifos do túmulo com o sangue de Lauryl, e Gamall, prestes a se tornar Intérprete em uma cerimônia, é revelada como um monstro. Ela ataca os Guardiões e foge.
Gamall encontra o Glifo Final, que é capaz de anular toda a magia de glifos, e rouba o Cálice e a Patinha dos Guardiões. Encontrando o esconderijo subterrâneo de Gamall, Garrett recupera o Cálice e a Patinha. Ele descobre que os cinco Artefatos dos Guardiões devem ser colocados em locais específicos pela Cidade para ativar o Glifo Final, que Gamall pretende destruir. Garrett vai ao Museu Wieldstrom e rouba os Artefatos restantes. Do lado de fora, Artemus instrui Garrett a entregar os Artefatos, mas é revelado que é Gamall disfarçada, que mata Orland. Garrett posiciona os Artefatos para ativar o Glifo Final, fazendo com que toda a magia de Glifos termine, enquanto Gamall se torna uma velha impotente. Na cena final, Garrett pega uma jovem tentando furtar seu bolso e repete as palavras ditas por Artemus a Garrett quando ele era um menino.
Jogabilidade: Thief: Deadly Shadows é um 'sneaker' em primeira e terceira pessoa, semelhante em jogabilidade aos jogos anteriores da série. O jogador assume o papel de Garrett, um mestre ladrão independente que tem como objetivo roubar pela Cidade, usando furtividade, dispositivos e armas, a fim de completar objetivos e obter lucros paralelos. O jogador pode roubar ou assaltar inocentes por loot e evitar, distrair, atacar ou nocautear guardas. Loot e munição de armas podem ser roubados simplesmente 'tocando' neles, quando estiver perto o suficiente. Salas e baús trancados podem ser arrombados após completar um minijogo de arrombamento de fechaduras.
Os níveis de missão podem ser atravessados ao se esgueirar pelas sombras, já que andar ou correr alertará os guardas próximos, que, ao detectar a presença de um vândalo, procurarão por um rosto desconhecido. Ao descobrir o jogador, os guardas irão atrás dele e possivelmente o caçarão. Para fazer o mínimo de barulho, o jogador deve monitorar ativamente o ruído que cada ação cria. O jogador geralmente pode visualizar um mapa desenhado à mão dos arredores imediatos; realisticamente, a localização do jogador não é indicada no mapa e deve ser deduzida a partir dos marcos ao redor. O jogo tem uma estrutura bastante aberta, permitindo que o jogador aborde cada objetivo de várias maneiras diferentes. Após a conclusão de todos os objetivos, a missão termina e a trama é revelada através de cenas cortadas. Devido à memória limitada, as áreas da cidade e os níveis de missão são divididos em partes conectadas por zonas de carregamento.
Após cada missão, o jogador reaparece no distrito mais próximo dentro da Cidade, que pode ser explorado livremente a pé. A maioria dos civis não reconhece Garrett como um criminoso, embora cartazes de procurado sejam frequentemente visíveis nas paredes da Cidade. As áreas da Cidade são desbloqueadas à medida que o jogador avança nas missões. Dentro da Cidade, o jogador pode vender bens previamente roubados no mercado negro para intermediários, em troca de ouro, que pode ser usado em várias lojas para comprar armas, equipamentos e suprimentos. Itens especiais, como artefatos, não podem ser vendidos, mas estão envolvidos nos objetivos e na trama. À medida que são coletados, o saque, o ouro, o equipamento e as armas são retidos no inventário do jogador ao longo do jogo, tornando possível 'acumular' para uso posterior. Ao explorar a Cidade, o jogador pode arrombar casas em busca de saques adicionais, espionar e roubar dos habitantes da cidade, e completar missões secundárias ocasionais. Alinhar-se com facções importantes motivará seus membros a lutar ao lado do jogador, contra os guardas da Cidade.
Tanto as versões para PC quanto para Xbox do jogo são relativamente fáceis de jogar, com controles convencionais e reconfiguráveis no estilo de atirador. A primeira missão é um tutorial interativo que guia o jogador por um roubo típico, ambientado em uma estalagem. O jogador pode salvar o progresso a qualquer momento e deve fazê-lo manualmente de tempos em tempos, já que o jogo nunca salva automaticamente. A versão para Xbox tem controles consideravelmente mais táteis, pois usa um controle de jogo em vez de um teclado de uso geral. Dentro do minijogo de arrombamento de fechaduras, um efeito de vibração pode ser sentido com base na relação entre as chaves de fenda e os pinos. O movimento do stick analógico direito também permite que Garrett vire a cabeça enquanto arromba fechaduras, permitindo que o jogador observe os arredores e arrombe fechaduras simultaneamente. Movimentar o stick analógico esquerdo suavemente faz Garrett se esgueirar, e de forma forçada faz com que ele corra.
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Informações:
Data de lançamento inicial: 25 de maio de 2004
Plataformas: GeForce Now, Microsoft Windows, Xbox, Java
Desenvolvedores: Ion Storm, IOMO
Projetistas: Randy Smith, Jordan Thomas
Estúdios: Eidos Interactive, Noviy Disk, Square Enix
Série: Thief
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 1.61 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 2.18 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
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