Halo: Combat Evolved [XBOX CLASSIC] [XBOX 360]

Descrição do jogo

Halo: Combat Evolved é um videogame de tiro em primeira pessoa de 2001, desenvolvido pela Bungie e publicado pela Microsoft Game Studios para o Xbox. Foi lançado como um jogo de lançamento para o console de videogame Xbox da Microsoft em 15 de novembro de 2001. O jogo foi portado para o Microsoft Windows e o Mac OS X em 2003. Posteriormente, foi lançado como um Xbox Original para download para o Xbox 360. Halo se passa no século XXVI, com o jogador assumindo o papel de Master Chief, um supersoldado ciberneticamente aprimorado. O Chief é acompanhado por Cortana, uma inteligência artificial. Os jogadores lutam contra alienígenas enquanto tentam descobrir os segredos do Halo homônimo, um mundo artificial em forma de anel.

A Bungie iniciou o desenvolvimento do que viria a se tornar Halo em 1997. Inicialmente, o jogo era um jogo de estratégia em tempo real que se transformou em um jogo de tiro em terceira pessoa antes de se tornar um jogo de tiro em primeira pessoa. Durante o desenvolvimento, a Microsoft adquiriu a Bungie e transformou Halo em um jogo de lançamento para seu primeiro console de videogame, o Xbox. A popularidade do jogo levou a rótulos como “clone de Halo” e “assassino de Halo”, aplicados a jogos semelhantes ou que se previa serem melhores que ele. Sua sequência, Halo 2, foi lançada para o Xbox original em 2004, e o jogo deu origem a uma franquia multimídia multibilionária que incorpora jogos, livros, brinquedos e filmes.

Uma remasterização do jogo, Halo: Combat Evolved Anniversary, foi lançada para Xbox 360 pela 343 Industries no 10º aniversário do lançamento do jogo original. Anniversary foi relançado junto com o multijogador competitivo original como parte de Halo: The Master Chief Collection em 2014.

Sinopse: Halo: Combat Evolved se passa em um cenário de ficção científica do século XXVI. As viagens mais rápidas que a luz, chamadas de slip-space: permite que a raça humana colonize outros planetas além da Terra. O planeta Reach funciona como um centro interestelar de atividades científicas e militares. O Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC) desenvolve um programa secreto para criar supersoldados aumentados conhecidos como Spartans. Mais de vinte anos antes do início do jogo, um coletivo tecnologicamente avançado de raças alienígenas chamado Covenant inicia uma guerra religiosa contra a humanidade, declarando-a uma afronta aos seus deuses. As forças armadas da humanidade sofrem uma série de derrotas esmagadoras; embora os Spartans sejam eficazes contra o Covenant, seu número é muito pequeno para virar a maré. Em 2552, as forças do Pacto atacam Reach e destroem a colônia. A nave estelar Pillar of Autumn escapa do planeta com o Suboficial Chefe Spartan John-117 a bordo. A nave inicia um salto para o espaço deslizante, na esperança de afastar o inimigo da Terra.

Resumo: Halo: Combat Evolved inicia a série de jogos de tiro em primeira pessoa de ficção científica militar e se passa no século XXVI, onde o jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado ciberneticamente aprimorado. O jogador é acompanhado por Cortana, uma inteligência artificial enquanto batalha com vários alienígenas à medida que tenta descobrir os segredos de Halo, um mundo artificial em forma de anel que possui o mesmo nome.

O personagem Master Chief é equipado com um escudo de energia que anula danos causados ​​por disparos de armas e impactos fortes, além de diversas armas poderosas de ficção científica conhecidas como plasma. As armas de plasma precisam de tempo para esfriar, se disparado muito rapidamente, mas não pode ser recarregado e deve ser descartado após o esgotamento de suas baterias, diferente da arma de fogo, que utiliza munições.

Trama: O jogo começa quando o Pillar of Autumn sai do espaço deslizante e sua tripulação descobre uma grande estrutura de mundo circular de origem desconhecida. O Covenant persegue a Autumn e a ataca. Com a nave bastante danificada, o capitão do Autumn, Jacob Keyes, confia a inteligência artificial (IA) da nave, conhecida como Cortana, a Master Chief para impedir que o Covenant descubra a localização da Terra. Keyes ordena que a tripulação abandone a Autumn e pilota a nave para um pouso forçado no mundo dos anéis.


Jogabilidade: Halo: Combat Evolved é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) no qual os jogadores experimentam principalmente a jogabilidade em um ambiente 3D a partir de uma visão em primeira pessoa. O jogador pode se movimentar e olhar para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. O jogo apresenta veículos, desde 4×4s blindados e tanques até hovercraft e aeronaves alienígenas, muitos dos quais podem ser controlados pelo jogador. O jogo muda para uma perspectiva de terceira pessoa durante o uso do veículo para pilotos e operadores de armas montadas; os passageiros mantêm uma visão de primeira pessoa. O visor heads-up do jogo inclui um “rastreador de movimento” que registra aliados em movimento, inimigos em movimento ou atirando e veículos, em um determinado raio do jogador.


Multiplayer: Um modo de tela dividida permite que dois jogadores joguem cooperativamente a campanha de Halo. O jogo também inclui cinco modos competitivos de multijogador, todos personalizáveis, para dois a 16 jogadores; até quatro jogadores podem jogar em tela dividida em um Xbox, e outros jogadores podem entrar usando o recurso “System Link”, que permite que até quatro consoles Xbox sejam conectados em uma rede local. O Halo não possui bots de jogo artificialmente inteligentes e foi lançado antes do lançamento do serviço multijogador on-line Xbox Live; portanto, são necessárias LAN parties para atingir o limite de 16 jogadores do jogo, uma configuração que foi a primeira para um jogo de console, mas que foi considerada impraticável pelos críticos. Além dessa limitação, os componentes multijogador do Halo foram geralmente bem recebidos e ele é considerado um dos melhores jogos multijogador de todos os tempos.

Embora a versão de Halo para Xbox não tenha suporte oficial para jogos multijogador on-line, softwares de tunelamento de pacotes de terceiros oferecem maneiras não oficiais de contornar essa limitação. As versões de Halo para Windows e Macintosh suportam partidas on-line com até 16 jogadores e incluem mapas multijogador, o que não acontecia na versão original para Xbox. No entanto, o jogo cooperativo foi removido das versões porque exigiria uma grande quantidade de recodificação para ser implementado. Em abril de 2014, foi anunciado que os servidores e a criação de partidas da GameSpy, dos quais o Halo PC dependia, seriam desligados até 31 de maio do mesmo ano. Uma equipe de fãs e funcionários da Bungie anunciou que produziria um patch para o jogo para manter seus servidores multijogador on-line. O patch foi lançado em 16 de maio de 2014.

Áudio: O compositor Martin O'Donnell e sua empresa TotalAudio foram encarregados de criar a música para a estreia de Halo no MacWorld. Staten disse a O'Donnell que a música deveria dar uma sensação de mistério antigo. O'Donnell decidiu que o canto gregoriano seria apropriado e fez os vocais ao lado de seu parceiro de composição Michael Salvatori e outros cantores. Como não sabia qual seria a duração da apresentação, O'Donnell criou seções de abertura e encerramento “smushy” que poderiam ser expandidas ou cortadas de acordo com o tempo necessário para sustentar uma seção intermediária rítmica. A música foi gravada em Chicago e enviada a Nova York para o show na mesma noite em que a peça foi concluída.

Pouco antes de a Bungie ser comprada pela Microsoft, O'Donnell juntou-se à Bungie como membro da equipe, enquanto Salvatori permaneceu na TotalAudio. O'Donnell projetou a música de modo que ela “pudesse ser desmontada e remixada de tal forma que lhe proporcionasse vários loops intercambiáveis que pudessem ser recombinados aleatoriamente para manter a peça interessante e com duração variável”. O desenvolvimento envolveu a criação de “seções intermediárias alternativas que poderiam ser usadas como transição se o jogo exigisse tal mudança (ou seja, menos ou mais intenso)”.

O'Donnell sentou-se com os designers de níveis para percorrer os níveis, construindo músicas que se adaptassem à jogabilidade em vez de serem estáticas; “O designer de níveis me dizia o que esperava que o jogador sentisse em determinados pontos ou depois de realizar determinadas tarefas”. Com base nessas informações, O'Donnell desenvolvia pistas que o designer poderia inserir no nível e, em seguida, ele e o designer jogavam a missão para ver se o áudio funcionava. Ele fez uso esparso da música porque acredita que “[a música] é mais bem usada em um jogo para acelerar o estado emocional do jogador e funciona melhor quando é usada o mínimo possível” e que “[se] a música é tocada constantemente, ela tende a se tornar um papel de parede sônico e perde seu impacto quando é necessária para realmente aprimorar algum componente dramático da jogabilidade.” As cenas de corte chegaram tão tarde que O'Donnell teve que marcá-las em apenas três dias.

Legado: Halo é considerado o responsável pela modernização do gênero FPS. De acordo com a GameSpot, as “numerosas inovações sutis de Halo foram emprestadas por inúmeros outros jogos desde então”. O jogo é frequentemente citado como a principal razão do sucesso do Xbox, e deu início ao que é comumente considerado a principal franquia do sistema. Em julho de 2006, o Next-Gen. biz publicou um artigo estimando que Halo foi o segundo videogame de console do século XXI que mais gerou receita nos Estados Unidos, atrás apenas de Grand Theft Auto: Vice City. A popularidade do jogo gerou o uso de termos como “clone de Halo” e “assassino de Halo”, aplicados a jogos semelhantes ou que se espera que sejam melhores do que ele. O mecanismo de Halo foi usado para o jogo Stubbs the Zombie em Rebel Without a Pulse.

Halo foi apresentado na Major League Gaming e no World Cyber Games. A sequência do jogo, Halo 2, faturou US$ 125 milhões com vendas unitárias de 2,38 milhões no primeiro dia de lançamento, o que lhe rendeu a distinção de produto de mídia dos Estados Unidos vendido mais rapidamente na história. Três anos depois, Halo 3 quebrou esse recorde com o maior dia de abertura da história do entretenimento, arrecadando US$ 170 milhões nas primeiras 24 horas.

Além disso, o jogo inspirou e foi usado na série de vídeos Red vs. Blue, criada por fãs, que é creditada como o “primeiro grande sucesso” do machinima (a técnica de usar mecanismos 3D em tempo real, geralmente de videogames, para criar filmes animados).

Halo: Custom Edition: Em 15 de março de 2004, a Gearbox Software lançou o Halo: Custom Edition para Windows, que permitia aos jogadores usar mapas personalizados e modificações de jogo por meio do Halo Editing Kit desenvolvido pela Bungie. O Halo: Custom Edition consiste em mapas multijogador e requer uma cópia original do Halo para PC para ser instalado. Os mapas personalizados podem ser tanto para um quanto para vários jogadores.

Remaster: Durante a conferência de imprensa da Microsoft na E3 Expo 2011, foi revelado que Halo: Combat Evolved seria refeito pela 343 Industries com um mecanismo de jogo interno e incluiria conquistas, terminais e crânios. Ele foi lançado para o Xbox 360 em 15 de novembro de 2011. A data de lançamento marca o 10º aniversário do lançamento do jogo original. A versão remasterizada do jogo original inclui multijogador on-line e funcionalidade de jogo cooperativo. A remasterização também é o primeiro jogo Halo a incluir suporte ao Kinect. O jogo é uma mistura de dois mecanismos de jogo - o mecanismo original de Halo criado pela Bungie, que fornece a jogabilidade, e um novo mecanismo criado pela 343 Industries e pela Saber, responsável pelos gráficos aprimorados - e o jogador pode alternar entre os modos clássico e aprimorado do jogo a qualquer momento. O componente multijogador do jogo usa o mecanismo de jogabilidade de Halo: Reach, adaptado com uma lista de reprodução de mapas para imitar o multijogador original, em vez de incluir o modo multijogador do jogo original.

O Anniversary foi posteriormente incluído como parte de Halo: The Master Chief Collection.

A versão Anniversary do jogo é a versão apresentada na The Master Chief Collection para Xbox One. O jogo para um jogador é praticamente idêntico à versão para Xbox 360, incluindo a capacidade de alternar entre os gráficos atualizados de “aniversário” e os gráficos originais do jogo, mas excluindo o suporte a 3DTV estereoscópica. No entanto, ao contrário da versão para Xbox 360, o componente multijogador é o mecanismo multijogador original de Combat Evolved, em oposição a Halo: Reach, e pode ser jogado no Xbox Live.


Informações:

Data de lançamento inicial: 15 de novembro de 2001
Desenvolvedores: Bungie, Gearbox Software, MacSoft Games, Westlake Interactive
Prêmios: VGX: Melhor Jogo para PC
Indicações: VGX: Melhor Jogo para PC, MAIS
Gênero: Tiro em primeira pessoa
Estúdios: Microsoft, Xbox Game Studios, MacSoft Games, Destineer
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 3.35 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 3.37 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360




Categorias:
Jogos Similares

0 Comentários: