Silent Hill 2 é um jogo de survival horror de 2001 desenvolvido pela Team Silent, um grupo da Konami Computer Entertainment Tokyo, e publicado pela Konami. O jogo foi lançado de setembro a novembro, originalmente para o PlayStation 2. A segunda parte da série Silent Hill, Silent Hill 2 centra-se em James Sunderland, um viúvo que viaja para a cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua esposa falecida. Uma versão estendida contendo um cenário bônus, Born from a Wish, e outras adições foi publicada para Xbox em dezembro do mesmo ano. Em 2002, foi portado para Windows e relançado para o PlayStation 2 como uma versão Greatest Hits, que inclui todo o conteúdo bônus do port para Xbox. Uma versão remasterizada em alta definição foi lançada para o PlayStation 3 e Xbox 360 em 2012 como parte da Silent Hill HD Collection. Um remake desenvolvido pela Bloober Team foi lançado em 8 de outubro de 2024.
O desenvolvimento de Silent Hill 2 começou em junho de 1999, logo após a conclusão de Silent Hill. Sua narrativa foi inspirada no romance russo Crime e Castigo (1866) de Fyodor Dostoiévski, e algumas das influências no estilo artístico do jogo incluem o trabalho do diretor de cinema David Lynch e pinturas de Francis Bacon e Andrew Wyeth; referências culturais à história, filmes e literatura podem ser encontradas no jogo. Em contraste com o título anterior, cuja narrativa dizia respeito à atividade de cultos, Silent Hill 2 foca diretamente na psicologia de seus personagens.
Na América do Norte, Japão e Europa, mais de um milhão de cópias de Silent Hill 2 foram vendidas, com o maior número de vendas na América do Norte. É considerado um dos melhores videogames de todos os tempos. O jogo foi seguido por Silent Hill 3 em 2003.
Sinopse: Silent Hill 2 ultrapassa os limites do horror. Retorne à densa névoa e à assustadora escuridão da estranha e assombrada cidade de Silent Hill para enfrentar novos inimigos com um novo conjunto de armas aterrorizantes. Apresenta clima aprimorado, gore e expressões visuais com uma trilha sonora apresentada em dramático Dolby Surround. Feito nos EUA.
Resumo: Restless Dreams é uma versão atualizada de Silent Hill 2. Contém todo o conteúdo da versão original e adiciona várias peças de conteúdo novo. O mais significativo é um novo cenário curto chamado Born from a Wish, onde os jogadores controlam Maria desde seus primeiros momentos até onde ela aparece pela primeira vez no jogo principal. Também está incluído um sexto final para o cenário principal e um recurso menor que permite ao jogador desativar o efeito gráfico, que faz o jogo parecer que foi filmado em um filme de baixa qualidade.
Trama: Embora não se concentre nos personagens e nas tramas do primeiro jogo Silent Hill, Silent Hill 2 se passa na cidade que dá nome à série, localizada no Maine. Silent Hill 2 está ambientado em outra área da cidade e explora um pouco da história de fundo de Silent Hill. Ao contrário do primeiro jogo, onde os monstros e ambientes eram uma manifestação real, e todos podiam ver o que estava acontecendo, desta vez a cidade se baseia na psique de seus visitantes e, em última análise, forma versões alternativas de si mesma, que diferem dependendo do personagem; assim, Silent Hill 2 atua mais como uma representação interna da culpa ou demônios de uma pessoa. O conceito por trás da cidade era "uma pequena cidade rural na América"; para tornar o cenário mais realista, alguns edifícios e cômodos carecem de móveis.
Enredos: A história principal do jogo segue um personagem chamado James Sunderland. Edições posteriores do jogo incluem uma segunda história intitulada "Nascido de um Desejo", que segue um personagem chamado Maria. Nas edições que incluem "Nascido de um Desejo", a história original é intitulada "Carta do Céu Silencioso".
Carta do Céu Silencioso:
Nascido de um desejo: Nascida de um Desejo é um cenário de história secundária nas edições especiais e relançamentos do jogo, onde o jogador assume o controle de Maria pouco antes de ela e James se encontrarem em Silent Hill. Depois de acordar na cidade com uma arma e contemplar o suicídio, ela decide tentar encontrar alguém. Ela eventualmente encontra uma mansão local, onde ouve a voz de seu proprietário, Ernest Baldwin (Ward Sexton). Ernest se recusa a deixar Maria entrar no quarto em que está e só falará com ela através da porta fechada. Depois que Maria completa tarefas para ele, Ernest a avisa sobre James, a quem descreve como um "homem mau". Depois que Maria abre a porta do quarto de Ernest e o encontra vazio, ela deixa a mansão. Após o cenário, Maria contempla o suicídio mais uma vez, mas acaba decidindo encontrar James. A história secundária conclui com uma narração de James encontrando Maria no parque e ela se apresentando a ele, como acontece durante os eventos da história principal.
Jogabilidade: O objetivo de Silent Hill 2 é guiar o personagem do jogador, James Sunderland, pela cidade cheia de monstros de Silent Hill enquanto ele procura por sua esposa falecida. O jogo apresenta uma perspectiva em terceira pessoa, com vários ângulos de câmera. O controle padrão de Silent Hill 2 faz com que James se mova na direção em que está olhando quando o jogador inclina o controle analógico para cima, embora os jogadores possam escolher um esquema de controle mais tradicional. Silent Hill 2 não utiliza uma tela de exibição; para verificar a saúde, localização e itens de James, o jogador deve acessar o menu de pausa para revisar seu status. Ao longo do jogo, James coleta mapas, que só podem ser lidos se houver luz suficiente ou quando sua lanterna estiver acesa. Ele também atualiza mapas relevantes para refletir portas trancadas, pistas e obstruções, e anota o conteúdo de todos os documentos para referência futura. Os mapas não são essenciais para prosseguir no jogo, mas oferecem uma vantagem significativa na exploração do mundo.
Grande parte da jogabilidade consiste em navegar pela cidade e encontrar chaves ou outros itens para contornar portas ou outras obstruções, com menos foco em matar inimigos. Ocasionalmente, quebra-cabeças serão apresentados, muitas vezes com enigmas deixados para o jogador interpretar. Os níveis de dificuldade dos inimigos e dos quebra-cabeças são determinados independentemente pelo jogador antes de iniciar o jogo. James carrega um rádio com ele, que o alerta sobre a presença de criaturas emitindo estática, permitindo que ele as detecte mesmo através da densa névoa ou escuridão. Semelhante ao primeiro jogo, o jogador pode optar por desligar o rádio se desejar. Ele também inclina a cabeça na direção de um item ou monstro próximo, dando pistas sobre itens que o jogador pode perder enquanto joga. Para combate, ele encontra três armas corpo a corpo e três armas de fogo ao longo do jogo, com mais duas armas corpo a corpo desbloqueadas durante as repetições. James pode se mover e atirar enquanto está equipado com uma pistola, mas não pode se mover e atirar com uma espingarda ou rifle. James não pode mirar para cima ou para baixo e o jogador terá que confiar na mira automática do jogo para atingir inimigos que estão no teto. Restauradores de "saúde" e munição podem ser encontrados ao longo do jogo.
Música: Akira Yamaoka compôs a música para Silent Hill 2. Em sua casa, Yamaoka levou três dias para escrever a música de "Tema de Laura", o tema principal de Silent Hill 2, combinando "uma melodia triste" e "um ritmo forte", embora ele não considere a melodia o "elemento mais importante" de uma peça musical. Ele queria que a música evocasse emoções no jogador. Silent Hill 2 faz uso extensivo de efeitos sonoros que vão de gritos a passos sobre vidro quebrado. Responsável pelos cinquenta efeitos sonoros do jogo, Yamaoka queria surpreender o jogador com sons diferentes e criar um ambiente inquietante. Ele também incorporou silêncios ocasionais, comentando que "selecionar momentos de silêncio é outra forma de produzir som".
A Konami publicou Silent Hill 2 Original Soundtracks no Japão em 3 de outubro de 2001. Oito faixas ("Tema de Laura", "Null Moon", "Love Psalm", "True", "Promise", "Fermata in Mistic Air", "Laura Plays the Piano" e "Overdose Delusion") apareceram no lançamento de 2006 para PlayStation Portable, The Silent Hill Experience. No concerto Play! A Video Game Symphony em 2006, em Chicago, Illinois, Yamaoka apresentou músicas da série, incluindo "Tema de Laura", com uma orquestra de tamanho completo. Em 2019, a trilha sonora foi relançada em vinil pela Mondo, que anteriormente deu o mesmo tratamento à trilha sonora de Silent Hill em 2016.
Adaptações/Remake: Um remake foi anunciado em 19 de outubro de 2022, durante o evento Silent Hill Transmission. Desenvolvido pela Bloober Team com contribuições do artista original de Silent Hill 2, Masahiro Ito, e do compositor Akira Yamaoka, foi lançado para PlayStation 5 e Windows em 8 de outubro de 2024.
Adaptação cinematográfica: Em outubro de 2022, foi anunciado que o jogo seria adaptado para um filme intitulado Retorno a Silent Hill, com Christophe Gans definido para dirigir.

Informações:
Data de lançamento inicial: 25 de setembro de 2001
Gêneros: Jogo eletrônico de quebra-cabeça, Survival horror, Jogo eletrônico de aventura, Tiro em terceira pessoa
Desenvolvedores: Konami, Team Silent, Creature Labs, Konami Computer Entertainment Japan
Estúdios: Konami, Konami of America
Série: Silent Hill
Plataforma: Xbox 360
Formato: .XBE
Tamanho do Arquivo Compactado [7z]: 1.88 GB
Tamanho do Arquivo Descompactado: 3.02 GB
Senha para descompactar o arquivo: megaxbox360
0 Comentários: